Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O vice-governador João Oliveira (PSD), participou nesta manhã, 29, da sessão solene em homenagem aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, no plenário da Assembleia Legislativa.

A sessão destacou a participação da sigla no atual contexto político do País, “o PCdoB é hoje um partido que detém força protagonista deste cenário político promissor que tem vivido o povo brasileiro e em particular, os trabalhadores, que começou com a eleição de Lula da Silva e que continua com Dilma. Reconheço que o PCdoB batalhou por isso, desde 1989, junto com Lula”, pontuouJosé Roberto Forzani (PT), autor da homenagem.

Em seu discurso, João Oliveira que representava o governador Siqueira Campos, falou de alguns compromissos do PCdoB ao longo dos 90 anos de história na luta dos “camaradas” pela liberdade e pelo direito dos trabalhadores no país, também lembrou do momento em que o governador do Tocantins, Siqueira Campos, junto a Luiz Carlos Prestes participou do processo histórico do PCdoB. Ao final, João Oliveira entregou um quadro para ser enviado ao presidente nacional do partido, Renato Rebelo, que trazia uma fotografia preto e branco da primeira sede do PCdoB, no Rio de Janeiro. A imagem registrada por volta do ano de 1945 se tratava do prédio que fora doado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, e ficava na Rua da Glória, Nº 52. Nesse prédio o governador Siqueira Campos teve o seu primeiro emprego. O prédio já foi demolido, mas o registro até então guardado por Siqueira Campos, foi considerado uma relíquia.

A sessão foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Raimundo Moreira (PSDB), e contou também com a participação de nove deputados da casa, de Fabiana Costa, da direção nacional que representou o presidente nacional do PCdoB, Renato Rebelo, de Davis Miranda, presidente estadual do PCdoB/TO além de militantes e simpatizantes do partido. (Assessoria de Imprensa)