Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Elias Oliveira

Os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) começaram nesta quarta-feira, 16, na Diretoria Regional de Miracema do Tocantins e logo no primeiro dia de competição, o Jets mostrou que a diversidade cultural é quem manda na disputa. Os estudantes indígenas levaram mais de 50% dos primeiros lugares nas modalidades individuais, tendo como destaque o atletismo.

Rivaldo Srápte Xerente, da Escola Estadual Suzawne, de 14 anos, foi um dos estudantes medalhistas. Quando perguntado sobre a importância da participação nos jogos o menino não titubeou e disse que a competição é uma grande oportunidade para conhecer outros alunos e mostrar sua cultura. “O mais importante é a disputa saudável, aqui na pista de corrida somos adversários, mas fora todos são amigos”, destaca.

Quem confirma a fala do atleta é o outro estudante desta vez da Escola Estadual Castelo Branco do município de Dois Irmãos, Tiago Moreira. “Levar medalhas é muito bom, afinal todos treinam com este objetivo, mas os Jets também têm esse papel de unir atletas de todo o Tocantins”, conta.

Os Jets estão sendo disputados entre 12 Unidades Escolares de onde saíram 32 equipes dos municípios de Miranorte, Rio dos Bois, Dois Irmãos, Tocantínia além das escolas da sede de Miracema. Na DRE a competição conta com a participação de 340 alunos-atletas, e seguem até o próximo sábado, 16.

Durante a manhã aconteceram também as disputas de xadrez, Tênis de Mesa e Voleibol de Praia. À tarde é a vez das modalidades coletivas, a primeira delas é o futsal, já nesta quinta-feira, 16, entram em quadra os estudantes do handebol e voleibol. (Ascom Seduc)