Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O blogueiro e consultor político Melck Aquino e o Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo e presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB, Seccional Tocantins, Maurício Ivonei da Rosa, serão os palestrantes do 6º Seminário de Pesquisa do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp-Ulbra.

O tema do evento é A Comunicação em Ano de Eleição, tendo em vista o pleito de outubro e a oportunidade de novas discussões e da legislação que rege o segmento e o processo eleitoral. O público do Seminário é amplo, entretanto, os estudantes de Jornalismo, Publicidade, Propaganda, Direito e também os profissionais que atuam nesses mercados são os mais aguardados. Comunicação em Ano de Eleição será dia 31, às 19h, no Mini Auditório da instituição.

Para Melck Aquino, os processos eleitorais que se desenrolam no Brasil a cada dois anos representam uma grande oportunidade de aprendizado do ponto de vista da teoria da comunicação, da linguagem semiótica e dos estudos sociológicos que se desenrolam no âmbito da academia. “Mas fundamentalmente, representam também um vasto mercado de trabalho para jornalistas, radialistas, relações públicas e profissionais de publicidade e propaganda”, destaca o blogueiro. “Vejo a iniciativa do curso de Comunicação Social do Ceulp-Ulbra como extremamente salutar, até porque o ti-ti-ti que já se desenrola em torno do pleito eleitoral tende a ser um pólo de atração para que a comunidade discente participe deste seminário”, completa.

O consultor, inclusive, chegou semana passada do Encontro Nacional de Blogueiros, em Salvador - BA, e no Seminário Comunicação em Ano de Eleição vai destacar principalmente os princípios do marketing político. “Devemos entrar em pontos muito práticos e atuais também, como a influência crescente que a internet vem exercendo em parcela do eleitorado de uns anos pra cá”, adiantou Melck, que elogiou a iniciativa da organização em levar o professor Maurício Ivonei para falar de legislação. “O exercício da prática jornalística ou publicitária no bojo de uma campanha eleitoral estará sempre submetido à uma série de regras estabelecidas em lei, que não obedecidas podem comprometer a eficiência do trabalho”, enfatizou.

Projetos

O Seminário é o início de outro ponto importante em torno da comunicação, ou seja, ele dá o ponta pé para o ciclo de apresentações dos projetos de pesquisas elaborados pelos acadêmicos da disciplina. Será também a oportunidade para interessados conhecerem os trabalhos expostos e ainda verem a apresentação dos resultados alcançados pelos pesquisadores da disciplina Produção de Artigo Científico. (Ascom Ceulp/Ulbra)