Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A Defesa Civil Estadual e vários órgãos responsáveis pelo acompanhamento da mancha que apareceu no Lago advindo do Ribeirão Taquaruçu, reuniram-se, nesta sexta-feira, 08, na sala de monitoramento para acompanhamento dos resultados preliminares das amostras colhidas.

Nas amostras adquiridas e nas análises preliminares feitas e divulgadas pela UFT e Saneatins foram identificadas duas espécies de cianobactérias, sendo que uma lança neurotoxinas e a outra hepatotoxinas. No caso das neurotoxinas, sua composição causa a morte de animais, fato, ainda não detectado no Lago de Palmas, pois não encontraram nenhum animal morto no local.

Na segunda-feira serão colhidas novas amostras para avaliar a toxidade das algas encontradas, que serão enviadas por avião, para um laboratório especializado em Recife, para analise antes de 24 horas depois de colhidas.

A preocupação é que a água mesmo tratada não trata a toxina. Por isso a Defesa Civil manterá a interdição das praias, até que os resultados definitivos sejam concluídos pelo laboratório de Recife.

Órgãos presentes

Secretaria de Saúde, Naturatins, Pericia Criminal, Coordenação de Saneamento, Secretaria Municipal de saúde, Emergência Ambiental do IBAMA, Defesa Civil Estadual.

Sobrevôo

A Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, farão na tarde desta sexta-feira, 08 sobrevôo no Lago e na Estação de Tratamento de Esgoto da Saneatins e suas proximidades, local onde foi encontrada maior concentração das algas para acompanhamento do problema. (Ascom Corpo de Bombeiros)