Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o slogan “Leve seu super-herói menor de 05 anos ao posto de vacinação. E não esqueça a caderneta”, todos os pais ou responsáveis estão convocados, neste sábado, dia 16, “Dia D” da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil, a levarem seus filhos menores de 05 anos para receberem as duas gotinhas da vacina que protege da doença.

Este ano a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) pretende vacinar 124.688 mil crianças menores de 05 anos em todo o Tocantins e alcançar a meta de imunizar pelo menos 95% do público alvo.

Segundo a coordenadora estadual de imunizações, Marlene Alves, a vacina contra a paralisia infantil será aplicada em todas as crianças menores de cinco anos independente do número de doses que a criança já tenha tomado anteriormente,“é importante que as crianças sejam vacinadas contra a doença, para assim mantermos a doença erradicada no Tocantins e no Brasil”, orientou.

No “Dia D” da campanha devem ser mobilizadas aproximadamente 4.500 pessoas, entre vacinadores, registradores, motoristas e pessoal de apoio, através das parcerias com as Prefeituras, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), voluntários e ONGs. O Ministério da Saúde disponibilizou para o Tocantins, 180 mil doses da vacina contra paralisia.

Os Postos de Vacinação de todo o Estado irão atender as crianças acompanhadas do cartão de vacina, das 8h às 17h.

Doença

A poliomielite ou paralisia infantil - doença que deixava centenas de deficientes físicos a cada ano, hoje encontra - se erradicada nas Américas em virtude das ações de imunização e de vigilância epidemiológica, desenvolvidas desde o início da década de 80 até o presente momento. Pelo êxito na luta contra a doença, o Brasil recebeu em 24 de setembro de 1994 da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Certificado de Erradicação da poliomielite. (Ascom Sesau)