Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

Com a presença do governador Siqueira Campos, o Corpo de Bombeiros do Tocantins deu início, na manhã desta sexta-feira, 22, às atividades da 7ª Semana do Bombeiro, que marca as comemorações pelo Dia Nacional da confraria, celebrado em todo dia 2 de julho. O evento, que aconteceu nas escadarias do Palácio Araguaia, denominado corrida do fogo, segundo o comandante da corporação no Estado, coronel Erli Lemes de Lima, significa “dizer que os bombeiros estão presentes há 20 anos na vida da população tocantinense e que estamos aqui para o que for preciso”.

Para o governador Siqueira Campos, os bombeiros são de suma importância para a segurança da população. “É uma presença muito importante e muito bonita de um pessoal que é exemplo de superação e de doação a cada homem e a cada mulher das diversas comunidades, nas horas mais difíceis eles estão sempre presentes. Foi assim nos tempos em que o curso do Rio Tocantins ainda não estava corrigido com as construções das barragens e haviam os alagamentos de tão triste memória, principalmente da nossa Miracema e de cidades abaixo, quando eles sempre estavam presentes”, destacou.

Sobre a capacidade de atuação dos bombeiros, o governador falou que “a corporação tem crescido não como todos nós desejamos, mas que tem se organizado de forma que seu pessoal é altamente qualificado e preparado para esta missão tão árdua e tão difícil. À frente de muitos voluntários eles combatem as queimadas e nos acidentes estão sempre presentes salvando vidas e patrimônios, dando seu belo exemplo”, afirmou, finalizando com uma mensagem: “Levo a todos os homens, mulheres e todas as famílias dos que compõem os Bombeiros Militares do Tocantins a certeza de que, mesmo com as dificuldades que estamos vivendo, vou cuidar cada vez mais e melhor desta corporação”.

Bombeiros Mirins

O governador também determinou ao comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Erli Lemes de Lima, que estude a possibilidade de se criar um programa de estágio remunerado para adolescentes. “A convivência e o aprendizado com estes gigantes sem dúvida alguma irá prepará-los para um trabalho de profissionalismo e principalmente de solidariedade, para que eles também tenham a capacidade de superação e vontade de servir que é própria do bombeiro”, afirmou Siqueira Campos.

Sobre o pedido do Governador, o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, Major Valdênio, informou que já existe um projeto denominado Bombeiros Mirins que está sob ajustamento e deve ser levado ao governador em breve. “Vamos fazer uma vistoria no projeto e, como é vontade do governador, levaremos o projeto adiante”, enfatizou. (Secom)