Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

Começa nesta quarta, 27, a turnê estadual do espetáculo Sós e Nós, da Cia Contágius de Dança. A primeira apresentação acontece às 20 horas, no Teatro Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins. A entrada é gratuita.

Apoiado pelo Prêmio Fernanda Montenegro 2011 de Apoio a Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas, do governo estadual, o espetáculo será apresentado, também, nas cidades de Colinas do Tocantins, Natividade, Gurupi e Palmas, durante o Festival Gastronômico e na Flit 2012.

Sós e Nós também terá turnê nacional, a partir do dia 14 de julho. As apresentações ocorrerão em Goiânia, Campo Grande (MS), Brasília, Imperatriz (MA) e Cuiabá (MT). Esta circulação será possível graças ao Prêmio Klauss Vianna-2011, da Funarte.

Através da linguagem da Dança Contemporânea e da Dança-Teatro, Sós e Nós trata da condição humana no mundo contemporâneo, do homem e sua busca pelo amor e a expectativa de cada indivíduo quanto a sua relação consigo e com o outro. Sua base de criação são as poesias de dois ícones da literatura tocantinenses, José Gomes Sobrinho (in memoriam) e Tião Pinheiro.

Sós e Nós tem direção geral e artística de Meire Maria Monteiro; coordenação executiva de Regina Reis; coreografias de Meire Maria e Liu Moreira; os bailarinos Liu Moreira, Gustavo Silvestre e Gabriel Cortês; criação cênica de Meire Maria; criação de luz de Francisco Lustosa e Mauro Guilherme; trilha sonora de J. Bulhões, com arranjo musical de Luiz Chaffin e participação especial (voz) da cantora Maria Eugênia; figurinos de Leila Miranda Muradás.

Pré-estreia

Na última terça, 26, a Cia Contágius fez uma apresentação fechada para jornalistas e convidados. Entre as presenças, Gilda Gomes, viúva do poeta José Gomes, emocionou-se com Sós e Nós. “É como se meu marido estivesse aqui presente, porque a Contágius era coisa muito importante na vida dele, fiquei muito emocionada”, disse.

A turnê Sós e Nós - Estadual

Quarta, 27, no Teatro Cora Coralina, em Paraíso.

Quinta, 28, Colinas, no pátio da Diretoria Municipal de Cultura.

Sexta, 29, Natividade, no Largo do Rosário.

Sábado, 30, em Taquaruçu, na programação do Festival Gastronômico

Domingo, 1º/07, em Gurupi, no Centro Cultural Mauro Cunha

Sábado, 07/07, em Palmas, na Praça dos Girassois, dentro da programação da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit 2012)

Todas as apresentações estão marcadas para às 20 horas, gratuitas e com classificação livre

Também haverá oficinas para alunos de balé, professores e coreógrafos em cada cidade.

Turnê nacional

14 e 15 de julho, na SalaTeatro Julson Henrique, no Espaço Quasar, em Goiâna

20 e 21,Teatro ProsaSesc Horto,Campo Grande (MS)

10 e 11 de agosto, no Sesc Garagem, Brasília

16 e 17, no Teatro Ferreira Gullar, Imperatriz (MA)

21 e 22, no Teatro Sesc Arsenal, Cuiabá (MT) (Assessoria de Imprensa)