Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Começa nesta terça-feira, 17, a XII Expolagoa - Exposição Agropecuária da Lagoa da Confusão. Uma realização do Sindicato Rural do município, com apoio do Governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

A expectativa dos organizadores é que mais de 40 mil pessoas visitem a feira até o próximo domingo, dia 22. O secretário da Agricultura, Jaime Café, participará da abertura oficial, que acontece na quinta-feira, 19, às 20 horas.

De acordo com informações do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão serão mais de 15 estandes com exposição de máquinas pesadas, equipamentos agrícolas, insumos e defensivos, além das instituições financeiras que irão oferecer linhas de créditos específicas para agricultura. Na programação, também constam shows regionais e nacionais, e XV Vaquejada, nos dias 21 e 22, com premiação de R$ 25 mil.

Segundo Jaime Café, as feiras agropecuárias são consideradas os maiores eventos realizados nos municípios do interior do Estado, e em Lagoa da Confusão não é diferente. “Envolve diretamente o agronegócio, são espaços próprios para os produtores apresentarem seus produtos, realizarem negócios e trocarem experiências, buscando melhorar a produção”, avaliou o Secretário, acrescentando que outra questão, é o impacto econômico positivo para os municípios, porque atraem produtores e demais participantes de outras localidades movimentando, principalmente o comércio da cidade.

Renda per capita

O município de Lagoa da Confusão possuí uma das maiores rendas per capita do Estado, alicerçada na produção agropecuária. O município é o maior produtor de arroz irrigado, com área plantada de 29 mil hectares e produção de mais de 147 mil toneladas (safra 2011/2012). Também é referência na produção de melância, ocupando uma área de 3,6 mil hectares, com expectativa para esta safra de 90 mil toneladas. (Ascom Seagro)