Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O economista Antônio Guerra foi empossado no final da tarde desta sexta-feira, 3, Superintendente de Apoio ao Conselho Coordenador de Programas e Projetos Estratégicos (COPPE), da Secretaria Estadual de Planejamento e da Modernização da Gestão Pública. Guerra estava acompanhado por sua esposa, Nadja Maria da Silva Brito, e teve sua posse prestigiada pelo secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, da Educação, Danilo de Melo Souza, pelo  secretário Executivo da Seplan, Francisco Martins de Araújo Neto, e pela superintendente de Gestão Comunitária do Gabinete do Governador, Maria Teresa Rocha. Os atos de nomeação e posse foram lidos pelo secretário Chefe da Casa Civil, Renan de Arimatéa.

O governador Siqueira Campos e o Secretário Eduardo Siqueira Campos elogiaram o compromisso de Antônio Guerra com a coisa pública e sua formação técnica, que segundo eles, contribuirá para a concretização de projetos estratégicos para o Estado e seu espírito de equipe. Por sua vez, Antônio Guerra afirmou que sempre desejou continuar contribuindo com o Tocantins, o qual elegeu como seu segundo Estado.

Perfil

O piauiense Antônio Guerra é formado em economia pela Universidade de Brasília. Fez cursos de pós-graduação em Administração Publica, pela Fundação Getúlio Vargas (1978), Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos, pelo CENDEC/SEPLAN (1976) e Política e Administração de Saúde, também pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (1982). É aposentado como auditor de finanças e controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Trabalhou na Secretaria de Planejamento da Presidência da República, na Fundação Oswaldo Cruz, no Ministério da Saúde, no Ministério da Previdência e Assistência Social, foi professor de Administração Financeira e Orçamento Público do UniCeub e assessor da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional e assessor do senador Teotônio Villela.

No Tocantins foi secretário de Estado de Planejamento e Coordenação (1991/1993), quando elaborou o primeiro Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado e subsecretário da Secretaria de Representação do Estado do Tocantins em Brasília, de março de 2007 a março de 2009. Assumiu ainda vários cargos públicos no Estado do Piauí e consultorias em diversos órgãos. (Secom)