Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação
 

O Same - Serviço de Arquivo Médico do HGP - Hospital Geral de Palmas, digitalizou somente no primeiro semestre deste ano, 489.281 páginas equivalentes a 4.023 prontuários médicos, uma média de 700 prontuários digitalizados por mês. O Prontuário Digital foi implantado no Hospital em 2009 e, desde então já digitalizou mais de 58 mil prontuários.

Segundo a gerente do Same, Fábia Luciana Gomes, com o prontuário digitalizado, as informações podem ser consultadas mais rápido e facilmente pelos médicos, sempre que eles precisarem ter acesso ao histórico do paciente. “Caso o médico precise analisar os prontuários relativos às outras vezes que o paciente esteve internado no HGP é só acessar o programa e todas as informações médicas relacionadas a ele, ficam disponíveis”, ressalta.

Para o diretor técnico do HGP, Atil José de Souza, o prontuário facilita o acesso às informações, traz todo o histórico do paciente de forma organizada e completa, além de trazer também segurança para os pacientes. “Com um sistema integrado, a chance de erros diminui muito. Ainda conforme o diretor, os médicos terão acesso ao histórico do paciente, não apenas no HGP, mas também nos outros hospitais do Estado, onde o sistema é integrado.

Uma das diferenças entre o prontuário convencional e o digital, segundo Souza, é que o de papel permite rasura, e isso pode comprometer as informações contidas nele. “É possível rasurar, corrigir e não há uma regra padrão sobre ele. No digital, isso não é possível, pois o que foi alterado e o que precisa ser refeito não se perdem. Elas ficam registradas, e é necessário fazer uma nova alteração. O HGP se destacou nessa tendência, dentre tantos outros grandes hospitais do Brasil, onde a novidade é restrita a poucas instituições de saúde”, ressalta. (Ascom Sesau)