Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Civil desarticulou no fim da tarde da última segunda-feira, 20, no município de Cristalândia do Tocantins, a cerca de 140 km de Palmas, uma quadrilha que atuava dando golpes para furtar gado. Quatro homens foram presos em flagrante no momento em que tentavam furtar uma boiada avaliada em mais de R$ 139 mil.

De acordo com a Delegada que coordenou a operação, titular da DP de Cristalândia, Maria Ribeiro Souza Neta, a quadrilha utilizando documentação falsa e por meio de golpe da compra da fazenda, furtava todo o gado das vítimas. 

O bando é acusado de ter cometido crimes semelhantes em Arauá (SE) e em Jandaira (BA). Em um dos furtos foram levados mais de trezentos mil reais em gado.

Foram presos Nelson Luiz da Silva (chefe do bando), Daniel Dantas Santos, Sebastião Xavier de Oliveira e Marcelo Mendes da Silva. Durante interrogatório todos confessaram o crime. Nelson possui mandado de prisão em aberto no Estado do Sergipe pelo mesmo crime, o qual foi cumprido na cidade de Cristalândia.

Durante a operação a Polícia Civil apreendeu dois veículos, um Fiesta flex ano 10/11, um Sportage LX2, ano 09/10; e duas frasqueiras cheias de semijóias.  

Os acusados foram autuados por formação de quadrilha, falsidade ideológica e tentativa de furto mediante fraude. Todos estão presos na Cadeia Pública de Cristalândia, à disposição da Justiça.

 Entenda o Caso

O chefe da quadrilha, Nelson, procurou no início do mês de agosto, um empresário de Brasília e fazendeiro da região de Cristalândia alegando ter interesse em arrendar a Fazenda Aliança e adquirir ainda 107 cabeças de gado da raça Tapuã. 

No dia 14 de agosto foi acordado o arrendamento da fazenda, entretanto Nelson afirmou que só teria o valor para pagamento do gado no dia 28 de agosto. Desta forma as partes acordaram que a fazenda seria utilizada, mas que o gado não seria mexido e nem remarcado até o seu devido pagamento.

Ocorre que a quadrilha remarcou todo o gado e o levou para uma outra fazenda onde estava fechando sua venda no valor de R$ 1.300,00 a cabeça.

A Polícia Civil foi acionada pela vítima, por volta das 15 horas e ao investigar os acusados verificou que se tratava de uma quadrilha que aplicava golpes para furtar gado.

De imediato a delegada de Cristalândia requereu reforço policial nos municípios vizinhos de Pium, Paraíso e Cristalândia e em uma operação rápida e integrada entre a Polícia Civil e a Militar, toda a quadrilha foi presa.

Para a delegada Maria Ribeiro, a operação só logrou êxito, devido às informações prestadas pela vítima, o apoio rápido do Delegado Regional, Alberto Cavalcante, bem como da disponibilidade e da integração das Polícias Civil e Militar dos municípios circunvizinhos, para o desfecho do caso. “Vale ressaltar que tiramos de circulação uma quadrilha que atuava a nível interestadual”, afirmou a delegada.