Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O município de Augustinópolis, a 682 km de Palmas, está sediando o I Encontro das Quebradeiras de Coco da Região Norte do Estado.  O evento é uma realização da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com as agricultoras familiares e segue até domingo, dia 3. A Praça Ary Valadão é o palco do encontro que deve fomentar a produção regional.  

Durante o evento, serão debatidas as principais estratégias para inclusão dos produtos da sociobiodiversidade nos programas do Governo Federal,  como o CAD Único e o Programa de Aquisição de Alimento.

Segundo a engenheira agrônoma Francisca Marta Barbosa, o encontro irá levantar as demandas e conhecer as necessidades das quebradeiras de coco. “A intenção é discutir as políticas públicas para melhoria da qualidade de vida das mulheres quebradeiras de coco babaçu da Região Norte do Estado”, enfatizou.

II Feira

Concomitantemente com o Encontro, está sendo realizada a II Feira de Artes Manuais e Gastronomia de Augustinópolis, que objetiva estimular novas práticas alimentares e do artesanato na região. A Feira pretende ainda valorizar o extrativismo sustentável das quebradeiras de coco do babaçu, estimulando o desenvolvimento produtivo e comercial.

No evento participam comunidades rurais da região: Itauba, Vinte Mil, Acampamento Bom Jesus, Projeto de Assentamento Chave de Ouro, Colônia 16, Projeto de Assentamento Bandeirante e demais quebradeiras de coco das comunidades do Bico do Papagaio.