Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Reunião para tratar do SEI no TJ-TO

Reunião para tratar do SEI no TJ-TO Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Reunião para tratar do SEI no TJ-TO Reunião para tratar do SEI no TJ-TO

Encerrou nesta semana a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI convênio com TRF4) em todas as Comarcas do Estado do Tocantins. A partir de agora, não há mais movimentação de processos administrativos por meio físico. Tudo é eletrônico, virtual e instantâneo. A última Comarca a receber o sistema foi a de Araguaina.

Na manhã desta terça-feira (11/09), a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Jacqueline Adorno, recebeu em seu gabinete relatório final de implantação do sistema que agiliza e dá maior segurança à tramitação de processos administrativos. A reunião contou com as presenças do diretor geral da instituição, José Machado, do diretor administrativo, Carlos Henrique Drumond e dos técnicos, responsáveis pela adequação, implantação e treinamento dos servidores  para utilizar a ferramenta, William de Morais Góis, René Dettenborn, Fernando Mendonça Almeida e Aislannder Kenisson de Oliveira Rocha.

Na oportunidade, a presidente fez questão de demonstrar sua gratidão aos técnicos e contentamento com o trabalho desenvolvido. “Vocês ajudaram a produzir um grande programa para o Poder Judiciário, que sai da era do papel e entra, de vez, no Século XXI. Estou feliz que tenha ocorrido, em nossa gestão, essa relevante mudança”, destacou.

A desembargadora Jacqueline Adorno lembrou do tempo que era necessário para chegar um processo na capital e ser liquidado, inclusive destacou o momento de abertura da Justiça tocantinense. “Somente para chegar de Axixá em Palmas um processo levava dias, hoje apenas alguns segundos. O Tribunal de Justiça está presente em todas as 42 Comarcas e estamos num momento de transparência, uma vez que qualquer cidadão tem acesso aos processos administrativos, inclusive o Tribunal de Contas do Estado que pode, em tempo real, inspeciona-los”, enfatizou.

O diretor geral, bem como o diretor administrativo, responsáveis pela coordenação de todo Projeto SEI também agradeceram o esforço dos técnicos e o brilhante trabalho, por eles, desenvolvido.

Benefícios do SEI

Iniciado no Tribunal de Justiça em meados de dezembro passado, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI convênio TRF4) facilitou o manuseio e acompanhamento de processos administrativos, gerando economia, tranquilidade, segurança, agilidade e maior controle. Hoje, os diversos departamentos que necessitam acompanhar os trâmites dos processos administrativos podem fazê-los ao mesmo tempo, gerando assim um despacho mais rápido e, consequentemente, agilidade no pagamento de fornecedores e concessão de benefícios a magistrados e servidores

Histórico do Sistema

No fim do mês de maio de 2011, foi firmado convênio entre o Tribunal de Justiça do Tocantins e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de Porto Alegre, para licenciamento do direito de uso dos códigos-fonte do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo TJTO. O termo de licença foi assinado na sede do TRF4 pelos desembargadores Jacqueline Adorno e Vilson Darós, presidente do Tribunal Regional.