Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Durante toda essa semana, entre os dias 14 e 20, policiais lotados na unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal de Guaraí ministraram no posto PRF de Palmeiras do Tocantins, no norte do Estado, instrução para 14 novos policiais rodoviários federais aprovados no último concurso para o órgão. A ação foi dividida em duas etapas: uma com instrução teórica e outa com oficinas práticas objetivando a ambientação dos novos PRFs às peculiaridades do Tocantins. Foram ministradas técnicas policiais de combate ao crime e de fiscalização de trânsito, de produtos perigosos e transporte interestadual de passageiros, esta última contou com apoio de fiscais da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A instrução contou com a participação do chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização do 2º DPRF/TO coordenador da operação, com o chefe do posto PRF de Araguaína e com 3 policiais lotados no posto policial de Guaraí, além de 5 fiscais da ANTT.

Durante a  operação foram realizados três flagrante de tráfico de drogas, duas mulheres transportando 112 quilos de maconha, uma jovem com 18 quilos e um menor também com 18 quilos de maconha. As drogas tinham como destino as cidades de Imperatriz e São Luiz.

Dois homens foram presos com carros roubados, um com um Fiat Stilo Sporting e outro com um conjunto Bitrem avaliado em mais de 300 mil reais.

Dois homens foram presos por uso de documento falso. Eles utilizavam crlvs com ocorrência de furto no Estado do Goiás.

No combate ao contrabando e descaminho foram realizadas inúmeras apreensões de produtos sem nota fiscal. Foram apreendidas uma tonelada de sementes, 17 mil relógios, 178 celulares,  mais de 600 pares de tênis falsificados além de diversos itens de informática.

Durante esse período foram realizados inúmeros teste de alcoolemia onde um condutor fora preso por dirigir embriagado e outro autuado e teve seu veículo apreendido por recusar-se a realizar o teste de bafômetro.

Apreensão no retorno da operação

Já em deslocamento de retorno as equipes da PRF foram avisadas de um Ford/Ecosport e um Ford/Fiesta que viajavam juntos e de forma suspeita. No posto policial de Araguaína foi montado um bloqueio onde os dois veículos foram abordados e no Ecosport foram encontrados 3,5 quilos de pasta base de cocaína no seu tanque de combustível além de centenas anabolizantes escondidos nos forros da lateral traseira do veículo. O ocupante e o passageiro foram presos em flagrante e encaminhados à Polícia Federal de Araguaína. Já no Fiesta foram encontrados vídeos games, celulares, pen drives, totalizando mais de 50 mil reais em mercadorias. Os três ocupantes também foram conduzidos à Polícia Federal.