Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O curso de engenharia elétrica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza desde segunda-feira, 22 a II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica (SAEE) com o intuito de contribuir para o fomento e valorização da produção acadêmica, científica e tecnológica nesta área, envolvendo os mais variados públicos. O evento segue até sexta-feira, 26 no Campus de Palmas da UFT e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

De acordo com a coordenadora, professora Regiani Barbazelli, a SAEE também é um importante instrumento para a consolidação do curso de Engenharia Elétrica da UFT, prevendo a possibilidade de se tornar referência na Região Norte. “Fruto de uma reivindicação e anseio dos próprios alunos e da necessidade de atualização profissional, propicia novos conhecimentos e tecnologias aos estudantes, professores e profissionais de Palmas e região, contribuindo desta maneira com a melhoria da qualidade tecnológica”, pontua a professora.

Barbazelli explica que a semana acadêmica possibilita um ambiente para integração das várias pesquisas científicas na área da Engenharia Elétrica realizada em Palmas e região, entre as entidades públicas e particulares de Ensino Superior, qualifica os estudantes da região que participam dos mini-cursos e palestras e incentiva a pesquisa científica e a realização de projetos de pesquisa. “Objetiva-se elevar e manter um alto nível de motivação entre os alunos do curso, diminuindo os baixos índices de aproveitamento e a evasão de alunos no curso”, conclui.

Participam do evento, professores, pesquisadores e estudantes universitários de engenharia elétrica, de computação e áreas afins da UFT e outras Instituições da região, membros de instituições da sociedade civil e órgãos públicos e a comunidade em geral.

Apoio

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) incentivou o evento por meio do Edital Nº01/2012, que visa destinar parte dos recursos da Fundação para a realização de eventos acadêmicos, culturais, científicos e tecnológicos. Podem concorrer ao auxilio financeiro, alunos e servidores da UFT, Instituto Federal do Tocantins - IFTO, Universidade do Tocantins (Unitins) e ainda membros da comunidade científica que possuam projetos junto à FAPTO. Os eventos devem ser realizados no Estado do Tocantins entre os dias 23 de janeiro a 31 de dezembro de 2012.