Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Uma biblioteca completa em um caminhão baú. O BiblioSesc é uma biblioteca itinerante, com aproximadamente 3 mil livros, que tem como objetivo incentivar a leitura nos mais diversos bairros da capital. No Dia do Livro, comemorado em 29 de outubro, a unidade móvel estará no setor Maria Rosa, das 10h às 15h30. A entrada é gratuita.

Atualmente, sete bairros da capital tocantinense são beneficiados com o projeto BiblioSesc: Maria Rosa, Taquaralto, Taquari, Aureny l, Santa Bárbara, 1.106 Sul e 1.105 Sul. A comunidade pode pegar livros, revistas, jornais, gibis e cordéis gratuitamente. Para fazer o cadastro, basta levar documento de identidade e um comprovante de residência.

De acordo com a bibliotecária do Sesc, Alessandra Batista, crianças, jovens e adultos têm acesso livre a diversas obras, inclusive para empréstimos. “A unidade móvel retorna aos bairros já visitados dentro de aproximadamente 15 dias. Assim, as pessoas tem facilidade para devolver os livros emprestados e oportunidade de pegar novos livros”, comentou Alessandra.

Projeto Sacola Literária

Dentro do BiblioSESC, também acontece o Projeto Sacola Literária, que é um acervo com 1.400 títulos de livros literários infantis e juvenis, que são emprestados em sacolas personalizadas, onde crianças de escolas públicas, creches, abrigos, assentamentos e comunidades distantes do centro da cidade poderão ter acesso à Literatura gratuitamente.

Cada instituições beneficiada receberá em intervalos de 15 dias, uma sacola com 100 livros. Durante três meses, receberão um total de seis sacolas, ou seja, seiscentos livros diferentes. 

 Dia do Livro

O Dia do Livro é comemorado em 29 de outubro, pois, neste mesmo dia em 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil. Com a transferência, foi fundada a Biblioteca Nacional. (Ascom Sesc)