Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Parte da programação do Encontro do Governo do Estado do Tocantins com os prefeitos eleitos nos 139 municípios tocantinenses foi anunciada nesta sexta-feira, 23, pelo secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos. Além de palestras relacionadas à eficiência na gestão pública, o encontro, que acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro, terá a apresentação de propostas de parcerias com as prefeituras e, ainda, assinaturas de ordens de serviços.

Uma das ações durante o Encontro será a liberação dos serviços para recuperação de estradas vicinais em PA - Projetos de Assentamento no Estado. As obras serão viabilizadas a partir de convênio do Governo do Estado com o Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Os primeiros PAs a serem beneficiados são o São João (em Palmas/Porto) e o São João II (em Itaguatins). “Não será apenas um encontro de palestras, mas sim de assinaturas de termos e convênios”, enfatizou o secretário.

Eduardo Siqueira também destacou que o Encontro com os prefeitos terá a apresentação das plantas dos consórcios intermunicipais, que receberão máquinas do Estado para ações conjuntas nos municípios. Serão feitas, ainda, proposta de parcerias com os municípios nas áreas da educação e saúde.

“Vamos colocar a Secretaria e todo o aparato do Governo à disposição das prefeituras. Queremos trabalhar em consonância com os prefeitos”, destacou o secretário. Para esse trabalho em conjunto, todas as secretarias e autarquias estaduais estão orientadas a atender os próximos prefeitos para que todos tenham as mesmas condições e acesso às informações necessárias para uma gestão com parcerias.

Fórum de discussões

O anúncio de parte da programação do Encontro com Prefeitos foi feito na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, durante reunião do secretário Eduardo Siqueira Campos com dezenas de produtores rurais da região de Pium e Formoso do Araguaia.

O secretário disse que o espaço físico onde a reunião foi realizada nesta sexta-feira é ideal para outros momentos de discussão, com diferentes setores. A proposta dele é criar um Fórum Permanente que aborde tanto as ações e propostas das secretarias quanto questões de cidadania. “Podemos ter momentos como esse entre professores e a Secretaria da Educação, entre micro e pequenos empresários com a Secretaria da Indústria e Comércio, por exemplo. O importante é termos jornadas como a de hoje em diversas áreas”, disse ele.

Relação Institucional

Ao ser questionado por jornalistas sobre a relação que o Governo do Estado terá com prefeitos que possam vir a ser de oposição, Eduardo Siqueira disse que o Governo do Estado não se pautará por eleições e sim nas relações institucionais em seu melhor nível. “Que os prefeitos com desejo de fazer oposição fiquem à vontade para isso, mas nós, do Governo do Tocantins, temos a responsabilidade de governar para todos”, ressaltou o secretário.

O Encontro com os prefeitos será realizado em Palmas e os eleitos nos 139 municípios serão convidados. (Núcleo de Comunicação SRI)