Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Os técnicos do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia finalizaram a instalação das estações meteorológicas automáticas com a unidade de Marianópolis. Além desta, já estão em funcionamento estações automáticas nos municípios de Mateiros e Campos Lindos. Ao todo, o Tocantins possui 14 estações meteorológicas, incluindo estas três últimas.

Diferente das estações convencionais, onde são necessários técnicos para efetuar a coleta dos dados três vezes ao dia, as unidades automáticas de análise climática realizam medições a cada minuto e enviam os dados, automaticamente, via satélite para o Inmet de hora em hora. De acordo com a coordenadora de Mercados e Logística da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Denise Coelho Gomes, estas estações são ideais para localidades mais distantes, onde existe dificuldade de locomoção de um observador ao local.

A coordenadora explicou que a Seagro e o Inmet firmaram um acordo de cooperação técnica para a instalação e manutenção das estações meteorológicas no Estado. Além das três estações automáticas instaladas no mês de novembro, o Tocantins ainda conta com outras cinco – em Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Paranã e Peixe funcionando em parceria com o Instituto.

Segundo o acordo entre as entidades, o Inmet fica responsável pela análise e manutenção dos equipamentos tecnológicos instalados nas propriedades; a Secretaria mantém observadores (técnicos que analisam os dados coletados em estações convencionais) e os prédios de apoio ao Inmep em cidades-polo, como Araguaína, Palmas e Porto Nacional; ao proprietário do terreno, cabe a manutenção do cercado onde a estação está instalada. “Em contrapartida, a Seagro tem acesso gratuitamente a todos os dados coletados nestas estações”, disse.

De acordo com Denise, as cidades que receberam as estações meteorológicas, foram escolhidas pelo Inmet com base em análise de produção e de necessidade de instalação do equipamento. “Foi feito um estudo para ver se a região era produtivamente ativa e se existia um vazio no local. A partir daí, a Secretaria definiu em que fazenda o equipamento ia ser instalado”, completou.

Equipamento

Tanto as estações meteorológicas convencionais, como as automáticas contam com equipamento para medição precisa de dados referentes à temperatura, precipitação de chuvas, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, direção e velocidade dos ventos e nível de insolação da área.  “De posse destes dados os produtores terão informações seguras sobre melhor período para plantar, para colher, ou mesmo para a manutenção de pastagens, no caso de pecuaristas”, explicou.

O equipamento tecnológico vai além da parte visível do mastro com os medidores (que funcionam a energia solar). No subsolo é montada toda uma estrutura de aterramento para evitar que descargas elétricas queimem os aparelhos. “São oito barras de cobre a três metros de profundidade, interligadas por fios de cobre”, explicou a técnica da Seagro. (Ascom Seagro)