Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

(E/D) Fred Lustosa, Márcio da Silveira e Luciano Lucas, presidente do Sinpef

(E/D) Fred Lustosa, Márcio da Silveira e Luciano Lucas, presidente do Sinpef Foto: Divulgação

Foto: Divulgação (E/D) Fred Lustosa, Márcio da Silveira e Luciano Lucas, presidente do Sinpef (E/D) Fred Lustosa, Márcio da Silveira e Luciano Lucas, presidente do Sinpef

O Sindicato dos Profissionais em Educação Física (SINPEF-TO) por meio de sua diretoria, em recente reunião com o reitor da Universidade Federal do Tocantins, professor Marcio da Silveira, com a presença do publicitário Freed Lustosa, discutiram a cerca da implantação do curso de Educação Física na universidade que já fez todos os estudos e debates internos e agora busca recursos para estruturação de laboratórios e espaços para a formação acadêmica dos estudantes de Educação Física.

A UFT hoje já tem um curso de licenciatura dentro do plano nacional de formação de professores da Educação Básica (PARFOR) em Miracema do Tocantins, com a 1ª turma que cursa o 6º Período.

A iniciativa do Sindicato é dispor à entidade colaborando com o poder público como instituição técnica e consultiva nos estudos e soluções dos problemas que se relacionam com a categoria profissional. O curso de Educação Física de forma estruturada na Universidade Federal do Tocantins é um desejo do Sindicato “que se coloca à disposição para colaborar com este momento importante para a Educação Física no Tocantins”, diz Luciano Lucas, presidente do Sinpef.

Luciano Lucas frisa a importância da implantação: “estudei em uma das universidades mais caras do País e senti na pele a dificuldade em financiar os estudos e ainda suprir as necessidades básicas, o curso na federal é um sonho de muitos que buscam essa formação, mas se veem impossibilitados em função da mercantilização da educação no País”, afirma.

Esforços

O reitor Marcio Silveira disse que esta concentrando esforços e buscará recursos no Ministério do Esporte para viabilizar a implantação do curso o mais breve possível. Em recente reunião com o Assessor Especial do Ministro dos Esportes, com a chefe de Gabinete, Luiza Rangel, com o chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Márcio Santos, o reitor da UFT encaminhou varias demandas da área.

Silveira agendou uma reunião técnica para inserir a UFT no circuito das cidades com Centros de Treinamentos e formação desportiva ligada as Olimpíadas de 2016. O reitor também reivindicou a possibilidade de inclusão no programa de implementação de Centros Poliesportivos de incentivo ao esporte no Tocantins, utilizando como base os campus da universidade.

O reitor quer também discutir algumas modalidades a exemplo da Canoagem, em Parceria com Federação de Canoagem, visando ser uma referência nacional. Além do Lago da UHE Lajeado, em Palmas, de 120 km, a UFT tem rios em quase todos os campus, para a prática da modalidade.

Centro de Treinamento

O Sinpef juntamente com a UFT propõe a construção de um Centro de Treinamento, todo equipado, como referência no Estado do Tocantins, de forma que este seja a base para a implantação do curso de Educação Física, no Campus de Miracema.