Estado

O Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito e da Secretaria Estadual da Educação celebram, nesta sexta-feira, 18, em Gurupi, Sul do Estado, um termo de cooperação técnica com 16 municípios da região para a operacionalização do Programa Detran Tocantins Educando Para a Vida.  

A assinatura acontece a partir das 9 horas, no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, durante a solenidade de entrega de equipamentos para a educação e a inauguração de um Telecentro pelo Governo do Estado.  

Assinam o termo o diretor geral do Detran, coronel Júlio César da Silva Mamede, o secretário de Estado da Educação, Danilo de Melo Souza e os 16 gestores dos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins,  Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, Sucupira e Talismã, além de  São Valério da Natividade, sendo este último localizado na região Sudeste do Estado.

O programa consiste na educação para o trânsito de modo transversal nas escolas. Por meio deste, 1,4 mil professores do ensino fundamental - 1º ao 9º -, dos 139 municípios serão capacitados e 268 mil alunos participarão de atividades educativas sobre o tema.  O programa contempla ainda a distribuição de livros paradidáticos para o aluno e o professor. 

O Detran Tocantins Educando para a Vida faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado, que visa cumprir a meta de reduzir em 5% ao ano os índices de acidentes de trânsito no Estado do Tocantins, no período de 2012 a 2015. (Ascom Detran)