Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elson Caldas

O fomento ao turismo de negócios foi a principal pauta da reunião entre o secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, e o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, realizada no Palácio Araguaia nesta quinta-feira, 24, por iniciativa de Eduardo Siqueira. No encontro ficou registrada a colaboração do Governo do Estado e da Prefeitura de Palmas para que grandes eventos promovidos ou apoiados pelas respectivas administrações públicas sejam organizados em um calendário que distribua adequadamente as atividades turísticas sediadas na capital.

Uma declaração de intenções entre o Governo do Estado, Prefeitura de Palmas e o Palmas Convention Bureau, organização formada por empresários com o objetivo de promover o turismo, foi assinada por Eduardo Siqueira, pelo secretário de Governo e de Relações Institucionais da capital, Tiago Andrino, e pela presidente da referida entidade, Rosa Eufrásio. No documento, o registro do compromisso em promover eventos que estejam previstos no calendário conjuntamente elaborado.

Eduardo Siqueira explicou que a iniciativa tem o objetivo de incentivar o turismo, tendo em vista que havendo um cronograma ordenado para os eventos leva ao aquecimento da economia local. “Hoje existem vários eventos em um mesmo dia ou na mesma semana. Isso diminui o público e dificulta até o trabalho da imprensa. Com a organização desses eventos não haverá confrontos de agendas. Com isso ganha a rede hoteleira, ganha o setor de transportes, ganha toda a rede de serviços e ganha a sociedade”, avaliou o secretário.

O prefeito disse que a declaração assinada nesta quinta-feira dá início à construção da relação da Prefeitura de Palmas com o Governo do Estado. Para ele, é importante que a estrutura da capital seja maximizada porque a cidade tem potencial para o turismo, em especial o de negócios. “Pode parecer algo pequeno, mas um calendário de eventos feito em conjunto é um sonho. Os empresários e a cidade perdem dinheiro com esses eventos que acontecem ao mesmo tempo”, disse Amastha. Ele, que já foi presidente do Convention Bureau em Palmas, destacou que abertura do poder público à entidade é relevante.

Incentivo ao setor

“Estamos em uma busca da profissionalização desses eventos, obviamente com um estudo da Prefeitura e Estado”, acrescentou Eduardo Siqueira, ao falar a declaração de intenções.  

A observação feita pelo secretário coincide com a que foi apresentada pela presidente do Convention Bureau, já que Rosa Eufrásio disse que os eventos realizados atualmente na Capital são de forma desordenada e sem sintonia com o setor de serviços. Segundo ela, a falta de um calendário de eventos ora causa muita demanda, que o setor não consegue atender, ora causa o esvaziamento de clientes em restaurantes e hotéis da Capital. “Esse acordo entre Governo e Prefeitura é um marco para a cidade que será beneficiada com o aquecimento da economia”, disse a empresária.

Ainda sobre turismo, Eduardo Siqueira disse que o Governo do Tocantins realiza um estudo sobre as praias do Estado com o objetivo de levar estrutura adequada para aquelas com maior potencial turístico. Presente na reunião, o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Paulo Massuia, informou que os termos de referência das praias vão indicar o que poderá ser feito para a melhor estrutura.

Centro de Convenções

O prefeito de Palmas conheceu o projeto do Governo, ainda em andamento, para a construção do Centro de Convenções. A proposta é que o espaço tenha 20 mil m2 de área construída com diferentes salas para seminários e auditório com capacidade para quatro mil pessoas.

Massuia destacou que a estrutura planejada para o Centro de Convenções poderá atrair para Palmas eventos nacionais. Segundo o secretário, no País apenas São Paulo tem um espaço para eventos com a mesma capacidade de público.

Também participaram da reunião o presidente da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins (Terra Palmas), Gláucio Barbosa, e o presidente da Agência de Turismo da Prefeitura de Palmas, Cristiano Rodrigues. (Ascom SRI)