Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Valério Zelaya

A primeira reunião do Conselho Empresarial neste ano com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), e secretários aconteceu na manhã, desta segunda-feira, 28, no Paço Municipal.

Os secretários apresentaram um breve resumo da situação atual da Prefeitura de Palmas e projetos que estão em andamento, como: um diagnóstico da quadra Arse 21 (ao final será entregue o código de ocupação e assim será feito em todas as quadras da capital), regularização do setor Taquari (projeto foi entregue para a Câmara de Vereadores) e melhorias no Sine e Banco do Povo.

O prefeito também garantiu investimentos com qualificação profissional, implantação do Parque Tecnológico, normatização dos quiosques, calendário unificado de ventos, convênio com a Prefeitura de Florianópolis para adequação no sistema de emissão de nota fiscal eletrônica e informatização das secretarias para integrar processos. Também foi levantada a possibilidade da criação de câmaras setoriais no Conselho.

“Vamos diagnosticar as potencialidades para maximizar a utilização dos recursos para atender com urgência o desejo contínuo de investimento”, disse o prefeito de Palmas, Carlos Amastha. 

Demandas

As 18 entidades que compõe o Conselho apresentaram inicialmente 24 demandas, a exemplo: segurança nas áreas comerciais, iluminação pública, revitalização dos jardins, melhorias no Centro de Convenções Parque do Povo, criação de uma central empresarial para agilizar a obtenção de documentos, investimentos no Setor Industrial, elaboração de projeto de incentivo as quadras mais limpas, mais prazo para o Refis municipal e criação um selo sustentável para investidores locais.

“É necessário agilizar o processo da retirada de documentos na prefeitura, como alvará e habite-se. Precisamos fazer uma força tarefa”, comentou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fabiano do Vale. 

Próxima reunião 

A próxima reunião, que está marcada para o dia 25 de fevereiro, vai ser dividida em dois momentos. O primeiro das 8h30 às 9h30 dedicado as respostas das demandas apresentadas hoje e o segundo das 9h30 às 12h reservado para discutir assuntos pontuais de uma pauta previamente elaborada pelo Conselho. “A reunião foi muito proveitosa. Conhecemos o secretariado e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, que vão de encontro com nossas reinvindicações”, disse a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO), Vânia Labres.

Além de secretários, vereadores e empresários, participaram da reunião, a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ACOMAC), Associação de Distribuidores e Atacadista do Tocantins (ADAT), Associação Tocantinense de Supermercado (ATOS), Câmara de Dirigentes Logistas de Palmas (CDL), Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO), Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO) e Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores (SINCODIVE).