Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

As secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, de Infraestrutura e Serviços Públicos e a Associação Tocantinense Empresa de Transporte de Entulhos e Afins assinaram um termo de compromisso para utilização da Área Verde da Quadra 703 Sul para deposição de resíduos de construção civil com a finalidade de recuperação da voçoroca, ou seja, a formação de grandes buracos causados pela chuva.

O termo vai vigorar no período de um ano. Segundo consta no termo, a Associação vai disponibilizar 16 contêineres para a Prefeitura atender a coleta de resíduos orgânicos da zona rural do Município por um ano, cercar a área e fechar com portão, instalar guarita e banheiro.

Ainda é compromisso da Associação, disponibilizar pessoal para triagem do material reciclável, encaminhar o rejeito para o Aterro Sanitário. Também compete à Associação fornecer Equipamento de Proteção Individual – EPI para o pessoal da triagem e implantar as medidas de controle ambiental propostas nos estudos ambientais.

As secretarias ficaram responsáveis pela liberação da área autorizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, disponibilizar um fiscal durante o período integral para acompanhar a acomodação dos resíduos, elaboração dos estudos ambientais e, ainda manter máquinas, especificamente, no período da ação emergencial da limpeza da cidade.

Segundo o presidente da Associação, Jean Carlo Della Torre, o Termo é uma parceria com a Prefeitura, em que a sociedade será a principal beneficiada. “Este trabalho irá proporcionar uma triagem correta da separação dos resíduos, sendo possível diminuir os impactos ambientais e visuais. Vamos recuperar a voçoroca, esse é um trabalho em parceria com a prefeitura, onde ambas as partes estão se beneficiando”, destacou Jean. (Secom Palmas)