Estado

Foto: Divulgação

Já na primeira semana de posse aos aprovados no concurso do Quadro Geral do Estado, 335 nomeados já foram empossados. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração (Secad) que informa, ainda, que novas nomeações estão previstas para este mês, seguindo o cronograma de substituição de contratos temporários determinado pelo Governo do Estado.

Dos 335 já empossados, 268 vão atuar em órgãos do Governo do Estado sediados em Palmas. Os demais, 67 novos servidores públicos, serão distribuído para secretarias e autarquias estaduais em 19 municípios tocantinenses. Apenas nessa primeira etapa de nomeação, o Governo do Tocantins convocou 1.771 aprovados no concurso.

Através do programa e-Posse, os candidatos podem agendar o ato da posse por meio eletrônico, o que agiliza o processo. “Nas posses dos outros concursos não tivemos a primeira semana de posse tão tranquila como essa. Estamos atendendo ininterruptamente e os novos servidores estão satisfeitos com o atendimento que está sendo realizado conforme o programado”, disse o diretor geral de Gestão Profissional da Secad, Daniel de Arimatéia.

Com a rapidez do processo, a expectativa é dar posse a cerca de 160 candidatos por semana. A equipe de servidores do Setor de Posse da Secad recebeu treinamento para atender aos aprovados no concurso de forma ágil.

Banco de Talentos

Mais de 40% dos aprovados no concurso do Quadro Geral preencheram o Banco de Talentos, serviço criado pelo Governo do Estado que auxilia na identificação de afinidades profissionais. “É importante que os próximos candidatos que vão ser nomeados preencham o Banco de Talentos. Essa também é uma ferramenta essencial”, disse o diretor.

 Disponível no site da Secad (www.secad.to.gov.br), o Banco de Talentosnão é obrigatório, entretanto, facilita a administração estadual na escolha da lotação do servidor.

Como tomar posse

A posse dos servidores nomeados está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na sede da Secad, em Palmas. O telefone para mais informações é o (63) 3218-1500.

Os convocados podem agendar a posse através do site da Secad, mas o procedimento não é obrigatório. Os que quiseram se dirigir aos guichês de atendimento sem o agendamento prévio serão atendidos normalmente.

Passo a passo

O atendimento inicial é na Junta Médica Oficial do Estado (telefone: (63) 3218-1511), onde o aprovado deve apresentar todos os exames e laudos médicos exigidos pelo edital. O próximo passo é se dirigir ao Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) para obter o comprovante de informações previdenciárias. Após essas etapas, os aprovados assinam o ato de posse na Secad.

O candidato tem 30 dias, contados do ato de nomeação, para tomar posse. O prazo pode ser prorrogado, a pedido, por mais 30 dias. “Quem precisar de um prazo maior deve fazer o pedido de prorrogação antes de 25 de março. O formulário está disponível no site da Secad”, alertou Arimatéia.

Novos servidores

A auxiliar administrativa Any Kalline Ferreira Magalhães, recém-empossada em Palmas na Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), disse que está satisfeita com a rapidez do processo para a posse e com o desdobramento do Concurso. “Foi tudo muito rápido, tanto a convocação dos aprovados quanto a posse”, disse.

Para Érica Patrícia Ribeiro Araújo, que tomou posse como analista técnico judiciária na Junta Comercial do Tocantins (Jucetins)  de Gurupi, todo o processo foi muito bem organizado. “Entrei no site da Secad, juntei todos os documentos, agendei e tomei posse sem dificuldade. Foi muito bom o Governo ter chamado logo, pois tinha muita gente que se dedicou para passar e estava na expectativa”, avaliou.

 (Ascom)