Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins realiza, nos dias sete e oito de março, uma programação especial para juristas e estudantes de Direito, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado nesta sexta-feira.

No dia 7, das 8h às 17h, as advogadas terão à disposição serviços de saúde e beleza, com atendimento gratuito dos profissionais do salão Neto Cabelo e Maquiagem Internacional. O evento acontece no Espaço do Advogado da CAATO (Caixa de Assistência dos Advogados), na 104 norte, rua NE-11, lote 28.

No dia 08 é a vez da I Jornada Jurídica da Mulher Tocantinense, que inicia a partir das 9 horas, na sede da OAB/TO, em Palmas. O evento contará com palestrantes renomadas que discutirão acerca do tema central “Os desafios da mulher frente aos novos paradigmas da família e da sociedade”.

Pela manhã, após a abertura oficial, será proferida a palestra “A mulher advogada e a reinvenção da advocacia”, da advogada Lara Cristina de Alencar Selem, autora dos livros “Advocacia: Gestão, Marketing & Outras Lendas”, “Gestão de Escritório”, “A Reinvenção da Advocacia”, “Gestão Judiciária Estratégica”, “Estratégia na Advocacia”. Mais tarde, a partir das 10h30, a atual Procuradora Geral de Justiçado Tocantins, Vera Nilva Álvares Rocha, fala sobre “A mulher e sua capacidade simultânea de atuar e laborar: a questão da ocupação dos cargos jurídicos de cúpula no Estado do Tocantins”.

No período da tarde, a partir das 14h30, a advogada Ivair dos Santos Dinis fala sobre “Os desafios da mulher advogada no exercício da profissão” e, às 15h30, a juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira Pereira abordará o tema “Direito, justiça e igualdade nas famílias e na sociedade do século XXI: ainda uma questão de gênero?”.

A jornada encerrará com show da cantora Juliana Maia, acompanhado de coquetel e sorteio de brindes. A entrada é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

I JORNADA JURÍDICA DA MULHER TOCANTINENSE
“OS DESAFIOS DA MULHER FRENTE AOS NOVOS PARADIGMAS DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE”

8 de março

08h00

Café da manhã e credenciamento

09h00

Abertura Oficial

EPITÁCIO BRANDÃO – Presidente da OAB/TO

09h30

Tema: "A MULHER ADVOGADA E A REINVENÇÃO DA ADVOCACIA"
Palestrante: LARA CRISTINA DE ALENCAR SELEM, Advogada e Consultora Especialista em Planejamento Estratégico, Composição Societária e Gestão de Pessoas na Advocacia. International Executive MBA pela Baldwin-Wallace College (EUA), especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela FGV/SP e em Liderança de Empresas de Serviços Profissionais pela Harvard Business School (EUA). Autora dos livros “Advocacia: Gestão, Marketing & Outras Lendas”, “Gestão de Escritório”, “A Reinvenção da Advocacia”, “Gestão Judiciária Estratégica”, “Estratégia na Advocacia”.

Mediadora: Mery Ab-Jaudi Ferreira Lopes

10h30

Tema: “A MULHER E SUA CAPACIDADE SIMULTÂNEA DE ATUAR E LABORAR: A QUESTÃO DA OCUPAÇÃO DOS CARGOS JURÍDICOS DE CÚPULA NO ESTADO DO TOCANTINS”
Palestrante: VERA NILVA ÁLVARES ROCHA, Procuradora Geral de Justiça, graduada em Direito, pós-graduada em Direito Processual Civil e em Direito Penal e Processual Penal, é especialista em Docência do Ensino Superior e, acima de tudo, é mulher, filha, mãe, esposa e amiga. Reside no Tocantins desde 1990, após ser aprovada em concurso do Ministério Público Estadual – entidade da qual hoje é Procuradora Geral de Justiça. No MPE, após ter estado à frente de diversas Promotorias, de ter, em 1997, ascendido ao cargo de Procuradora de Justiça, concomitantemente vem exercendo outras diversas patentes no órgão, entre elas a de Corregedora-Geral, a gestão e criação do Centro de Atendimento Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) da Mulher, a presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), a coordenação dos Centros Integrados do Ministério Público (órgão que congregava todos os Caops) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf). Ao longo de sua carreira no MPE também foi Secretária do Colégio de Procuradores de Justiça e Subprocuradora-Geral de Justiça.
Mediadora: Dorema Costa

14H30

Tema: “OS DESAFIOS DA MULHER ADVOGADA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO”
Palestrante: IVAIR MARTINS DOS SANTOS DINIS, Advogada, Pós-Graduada em Processo Civil, Agrário e Ambiental
Mediadora: Ester de Castro Nogueira Azevedo

15H30

Tema: “DIREITO, JUSTIÇA E IGUALDADE NAS FAMÍLIAS E NA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI: AINDA UMA QUESTÃO DE GÊNERO?”
Palestrante: HÉLVIA TÚLIA SANDES PEDREIRA PEREIRA, Membro da Magistratura Tocantinense - Titular da 3ª Vara Cível: Família, Sucessões, Infância e Juventude – da Comarca de 3ª Entrância de Porto Nacional; Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, e Direito Constitucional; Professora da Universidade Federal do Tocantins, das disciplinas de Direito de Família, Direito das Sucessões, Estatuto da Criança e do Adolescente e Processo Civil; Representante do IBDFAM no Estado do Tocantins.
Mediadora: Luana Gomes Coelho Câmara

16H30

- Sorteio de brindes;

- Coquetel;

- Show com a cantora Juliana Maia.

(Ascom OAB)