Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado Osvaldo Reis (PMDB) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, 6, para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. O parlamentar parabenizou todas as mulheres brasileiras e as tocantinenses. De acordo com o discurso de Osvaldo Reis, o Dia Internacional da Mulher tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho. 

O deputado explicou que no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho, equiparação de salários com os homens, e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. 

A manifestação foi reprimida com grande violência, salientou Reis, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Segundo o deputado, a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Ele prosseguiu dizendo que no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas – ONU para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

“Parabenizo as mulheres com relação à conquista de direitos e de sua igualdade em relação aos homens. Aqui no Brasil elas representam 53% da população, e somente neste século XXl é que o direito da mulher de não ser submetida à violência doméstica ganha dispositivo legal com a Lei Maria da Penha “, frisou.

Osvaldo Reis se colocou à disposição para lutar pela manutenção dos direitos conquistados ao longo dos anos, bem como por novos direitos que virão.  “Meus parabéns pelo Dia Internacional da Mulher, a essas figuras tão importantes e amadas de nossas vidas, nossas mães, esposas, filhas e netas”, finalizou. (Assessoria de Imprensa)