Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

O governador Siqueira Campos encontrou-se com o governador do Ceará, Cid Gomes, neste sábado, 6, no município de Cariús, região centro-sul do Ceará. Os dois participaram de uma sessão solene na Câmara Municipal de Cariús em homenagem ao aniversário de 100 anos de Diva Targino Cavalcante, que foi a primeira professora do governador Siqueira Campos. Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia, entre autoridades locais e moradores tradicionais de Cariús.

Durante a solenidade, a professora Diva foi agraciada pelo governador com o título de Comendadora da Ordem do Mérito Tocantins. Foram postumamente homenageados com a comenda da Ordem do Mérito Tocantins as professoras Luiza Alencar Guimarães, conhecida como professora Luizinha; Raimunda Cavalcante Neide, a professora Mundinha, e o soldado da Polícia Militar Raimundo Antã. Luizinha e Mundinha também foram professoras de Siqueira Campos durante sua infância, enquanto que o soldado Raimundo foi o instrutor dos escoteiros mirins de Cariús, do qual o jovem José Siqueira era atuante. Ainda na solenidade, o deputado federal pelo Ceará, Anibal Ferreira Gomes, também foi homenageado com a comenda da Ordem Tocantins.

“Essa comenda é uma homenagem a todos os educadores do Brasil que, como Dona Diva, souberam influenciar a juventude sobre os valores mais caros, mais relevantes da nossa sociedade. Uma mulher extraordinária, em quem reconheço um grande mérito na arte de educar”, afirmou o governador Siqueira Campos.

Já o governador Cid Gomes afirmou que fez questão de ir a Cariús participar junto com Siqueira Campos das homenagens a Diva. “Diva vem de divina e está nesta mulher todas essas características. Foi essa energia e disposição de transmitir o saber que torna Diva essa mulher grandiosa que ela é”, disse Gomes.

Infância

Foi em Cariús onde o governador Siqueira Campos passou boa parte de sua infância. Foi naquele município, por exemplo, onde ele criou os times de futebol Reco Reco e Vira Lata. “Eu jogava nos dois times, quando estava perdendo, eu jogava pelo outro. Não queria que nenhum perdesse”, lembrou. Cariús abrigou também os escoteiros mirins, o grupo de crianças e adolescentes que recebiam a disciplina militar do instrutor Raimundo e a educação de Dona Diva. “As crianças precisam de ocupação e de disciplina. A cidade foi pacificada depois dos escoteiros mirins”, afirmou, acrescentando que no Tocantins os Pioneiros Mirins já formaram mais de 42 mil jovens. (ATN)