Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Líderes e representantes de igrejas estão em diálogo com a Prefeitura de Palmas e prefeito da capital, Carlos Amastha (PP) com relação à averiguação que o Paço Municipal fará em todas as concessões de áreas públicas inclusive para pessoas físicas, jurídicas e também associações, conforme revelou o padre Ferdinando Gonçalves ao Conexão Tocantins. O padre afirmou que está em diálogo com a Prefeitura e negou qualquer indisposição com a atual gestão em razão da averiguação. “O prefeito tem se mostrado extremamente atencioso com a Igreja Católica desde que a regularização esteja dentro dos princípios de legalidade”, informou.

O representante afirmou ainda que conversou não só com o prefeito mas também com o secretario de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino. “ Isto é algo já de algum tempo porque os lotes foram doados e tem muita burocracia na concessão de uso. Estamos na expectativa para a regularização e tenho certeza que nenhum líder religioso vai brigar com o prefeito se a Prefeitura quiser rever alguma área que tenha sido invadida, por que isso não é legal e nós como religiosos  defendemos a justiça”, frisou.

O padre não soube informar quantas igrejas católicas da capital receberam áreas da Prefeitura. “A Prefeitura na pessoa do prefeito de outras instituições tem se colocado à disposição da Igreja Católica para a regularização de terrenos”, disse.

O presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas, Omep, pastor Carlos Roberto Lopes também comentou o assunto ao Conexão Tocantins e revelou que todas as igrejas vão apresentar a documentação para a Prefeitura analisar e fazer a regularização. “Estamos vendo isso como positivo, este levantamento é saudável. A igreja tem que estar preparada e ser transparente com relação a isso”, frisou.

Lopes frisou que é a favor da doação de terrenos por parte da administração porque a igreja tem uma função social. “A igreja é parceiro do poder público”, frisou. Ele citou que se reuniu com o prefeito nesta última quarta-feira, 24, e que o gestor se colocou à disposição para resolver caso a caso.  Acredito que não há maldade de nenhuma igreja no uso dessas áreas, mas o que estiver irregular nossa fala com o prefeito é que vamos colocar todas as documentações para a Prefeitura”, frisou. Ele frisou que a Omep vai assessorar as igrejas neste processo de averiguação.

Polêmica

Quando foi divulgada a intenção da Prefeitura em averiguar as áreas concedidas na capital o assunto gerou polêmica porque chegaram a interpertar a informação como se o pente fino fosse apenas nas áreas da igrejas porém o prefeito explicou que o objetivo é levantar a situação de todas as áreas da capital. Na Câmara, vereadores chegaram a repercutir o assunto e inclusive a criticar tal ação da Prefeitura na oportunidade.