Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, se reuniu nesta sexta-feira, 3, com o ex-presidente da Colômbia e membro do Conselho Global de Políticas sobre Drogas, Cesar Gaviria Trujillo. O encontro aconteceu em Brasília (DF), onde o prefeito conversou com o ex-presidente quanto a ações sobre drogas e as políticas adotadas internacionalmente no combate ao tráfico de entorpecentes.

Cesar Gaviria presidiu a Colômbia de 1990 a 1994, quando o país registrou avanços no combate ao narcotráfico. Gaviria é especialista no tema e participará, em Brasília, do Congresso Internacional Sobre Drogas: Lei, Saúde e Sociedade, que discute os impactos do tráfico sobre diversos setores. O ex-presidente fará a conferência Lições da Colômbia para o Brasil e América Latina, apresentando o modelo de repressão ao tráfico adotado no país, que inclusive, é referência da política adotada pelo estado do Rio de Janeiro, com a pacificação das favelas.

No encontro, o prefeito Carlos Amastha reforçou a importância de ações articuladas para combater o problema que tem se alastrado em todo o país, atingindo pessoas de todas as idades e em pequenas e grandes cidades. “O encontro foi bastante positivo. Esse problema tem recebido nossa atenção, inclusive, uma equipe da Prefeitura está participando do congresso para conhecer as ações e melhores exemplos que têm sido adotados ao redor do mundo”.

Amastha ainda ressaltou que convidou o ex-presidente para conhecer a Capital. “Fiz questão de convidar Cesar Gaviria para conhecer Palmas e contribuir para a construção de políticas eficazes condizentes com a nossa realidade.”