Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Projeto pioneiro no Tocantins, uma parceria entre a agricultura e apicultura no plantio de abóbora onde a polinização foi feita de maneira natural e de sucesso comprovado, agora será tema de palestra durante a 13ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária. A palestra será realizada no dia 08 de maio, às 11 horas, no auditório Nelore, no Pavilhão da Pecuária. A Feira acontece de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, das 9 às 18 horas, com entrada gratuita.

Executado na Fazenda Nova Olinda, em Miracema do Tocantins o projeto tem área de 20 hectares com moranga e abóbora cabutiá e foi utilizada uma colmeia por hectare para a polinização. Para a médica veterinária da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária, Érika Jardim, o projeto é inédito e comprovadamente um sucesso com a polinização natural, feita pelas abelhas devido ao aumento de 30% da produção das abóboras, entre duas a três toneladas por hectare.

Segundo Érika, este processo de parceria, além de facilitar o trabalho da abelha, oferecendo pasto apícola próximo das caixas, que é escasso no período de chuvas, também diversificou a redá do produtor com a produção de abóboras e de mel, de forma integrada e sustentável. “A palestra será ministrada pelo apicultor Jacinto Fernandes, uma referência na produção e divulgação da apicultura como atividade rentável e apropriada para o Tocantins. Neste projeto, ele forneceu as colmeias para a polinização”, completa a veterinária.

Palestras

São várias opções de atividades, dentre seminários, palestras, cursos, oficinas e demonstrações práticas. No total, a programação conta com mais de 300 eventos, para contemplar os variados públicos da feira. Serão 17 espaços, entre auditórios e salas, onde acontecerá a programação teórica sobre vários assuntos, como bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, apicultura, florestas plantadas, piscicultura, recuperação de pastagens, agricultura familiar, agricultura de baixo carbono, sanidade, integração de culturas, tecnologias, inseminação artificial, e muitos outros. Saiba mais sobre a programação no site da Agrotins – http.agrotins.to.gov.br.

Feira

A 13ª Agrotins acontecerá entre os dias 07 e 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O evento é uma realização do Governo do Tocantins, através da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e suas vinculadas Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural e Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, e pretende fomentar o agronegócio regional, por meio da transferência de tecnologia. (Ascom Seagro)