Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Topografia plana, boa luminosidade, período chuvoso definido aliado a uma bacia hidrográfica rica. Estas características do Tocantins têm atraído o interesse de agropecuaristas interessados em investir em novas fronteiras agrícolas. Exemplo disso é que na manhã desta sexta-feira, dia 31, o secretário executivo da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária, Ruiter Pádua, recebeu em seu gabinete, na sede da secretaria, em Palmas, três empresários de Santa Catarina. Eles vieram conhecer as potencialidades do Tocantins para assim expandir seus negócios para o Norte do País.

João Romário Carvalho, Antônio Cidral da Costa e João Romário Carvalho Filho, todos da região de Mafra (SC), estão de olho nas terras tocantinenses visando o cultivo de soja, milho, feijão e criação de bovinos. “O Estado é promissor e estamos avaliando esta mudança para cá”, disse Costa, acrescentando que o grupo já visitou municípios do interior do Estado, mais precisamente Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Gurupi.

O secretário executivo da Seagro apresentou ainda a grande quantidade de terras disponíveis para o agronegócio. “No Tocantins são oito milhões de hectares agricultáveis, mas atualmente temos pouco mais de um milhão sendo explorados”, disse.

Os empresários conheceram também detalhes sobre os projetos hidroagrícolas do Estado, os polos de produção de seringueira e a estrutura logística. “Já temos parte da Ferrovia Norte-Sul em funcionamento o que já favorece o escoamento da produção, barateando os custos com transporte. Daqui a carga segue para os portos de Belém ou Itaqui”, explicou.  (Ascom/ Seagro)