Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Antônio Gonçalves

A Polícia Militar e Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Palmas (SMSDCT) registraram uma queda de 18% no número de acidentes de trânsito na região do plano diretor de Palmas no período de janeiro até o último dia 15 deste mês de maio, comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o departamento de estatísticas do 1º Batalhão da PM, responsável pela região, que é considerada como maior fluxo de veículos, em horários considerados de “pico”. Entre os meses de janeiro e maio do ano passado foram registrados um total de 1.365 acidentes de trânsito, sendo que no mesmo período deste ano os números somam 1.122.

O comandante do 1º BPM, Tenente Coronel Wagner Vieira da Cunha, atribui a redução à presença constante da Polícia Militar junto a ‘Lei Seca’. “Estamos diuturnamente nas ruas e a ‘Lei Seca’ contribui de forma positiva a influenciar o comportamento do cidadão. Ela reduziu e conseguiu mudar o hábito das pessoas”, avaliou, informando ainda, que o policiamento será intensificado junto com as abordagens.

A estatística revela ainda que o número de acidentes foi decrescente em  todos os meses deste ano, comparando ao mesmo período de 2012. Este ano, o mês com menor registro foi janeiro, que apresentou 211 acidentes, enquanto no mesmo período do ano passado somaram 227 ocorrências desta natureza, apresentando uma queda de 7%.

Além da redução no número de acidentes, houve também um aumento na apreensão de carros e motocicletas. A estatística revela que entre os primeiros cinco meses de 2013 foram apreendidos 539 carros, sendo que no ano passado neste mesmo período foram apreendidos 310, um aumento de 74%. O número de motocicletas apreendidas somaram 857, contra 478 no ano passado, um aumento de 79,2%.

Sobre a Lei Seca

Popularmente conhecida como “lei seca”, a Lei 11.705, aprovada em 19 de junho de 2008, sofreu modificações sancionadas pela presidente Dilma Rousseff (PT), em 20 de dezembro de 2012 tornando mais rígida a punição para motoristas que dirigem alcoolizados. Determinando que qualquer quantidade de álcool detectada no teste, que ultrapasse a margem de erro do bafômetro de 0,05 miligramas de álcool por litro de ar, é considerada infração gravíssima. O condutor flagrado nesta situação perderá sete pontos na carteira e receberá multa no valor de R$ 1.915,44. O motorista também está sujeito à prisão, caso o teste acuse a quantidade de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar ou 0,6 decigrama de álcool por litro de sangue. (Ascom PM)