Cultura

Foto: Divulgação

O documentário "Camponeses do Araguaia – A Guerrilha Vista Por Dentro" será exibido na TV Brasil neste dia 01/06 às 22h30 no programa Cine Nacional. Depoimentos e imagens de arquivo recontam a resistência armada. A produção, de 73 minutos, que tem a direção de Vandré Fernandes, não é recomendada para menores de 16 anos.

Ocorrida entre 1972 a 1974, a Guerrilha do Araguaia é um episódio importante da história do Brasil. Na época da ditadura militar, a região em que a guerrilha ocorreu foi palco da maior resistência armada contra o regime ditatorial. O local recebeu um contingente militar comparável ao da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

O movimento guerrilheiro, organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), resistiu porque conquistou o apoio dos camponeses que ali viviam. Para aniquilar a resistência, houve uma repressão brutal. Além dos guerrilheiros, moradores foram alvo de torturas e assassinatos.

O documentário traz depoimentos de pessoas que foram vítimas da truculência da ditadura e hoje lutam para que o Estado reconheça os crimes cometidos e anistie os atingidos pela repressão.