Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A exposição “Entre Planos” do artista visual Wertem Nunes ficará em exposição na Galeria de Arte, localizada na rampa de acesso ao 2º piso do shopping, de 08 de junho a 08 de julho de 2013, sempre das 10h às 22h.

“Entre Planos” foi contemplada pela Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins – Secult e Fundação Cultural do Estado do Tocantins – Funcult no edital Prêmio Kathie Tejeda 2011, de Apoio à Produção de Artes Visuais, em primeiro lugar na categoria pintura /Região Central.

Entre Planos é composto por um conjunto de obras construídas com papéis translúcidos que ao serem sobrepostos originam uma multiplicidade de composições, cores e formas. O trabalho investiga as possibilidades puramente plásticas, não figurativas da forma.

Por meio do abstracionismo geométrico, Wertem Nunes chegou às formas geométricas simples, seriadas e sobrepostas e por meio das quais, encontrou resultados que não se restringiam ao racional, mas que se aproximavam da subjetividade humana, possibilitando inclusive uma maior interação entre obra e espectador.  “Neste trabalho pretendi investigar as possibilidades puramente plásticas, não figurativas da forma. Como os neoplásicos, tentei depurar e subtrair ao máximo a representação figurativa voltando-me para o essencial às artes visuais: a cor, o plano, a forma... No cubismo observei a utilização de planos geométricos entrecortados, apresentados, simultaneamente, em vários ângulos", diz Nunes.

Do Suprematismo o artista trouxe não somente a vontade de uma arte livre de finalidades práticas ou funcionais, mas também o uso de formas geométricas básicas associadas a uma pequena gama de cores.

Já, do concretismo, ele informa que aproveitou a exploração sistemática da forma seriada, num jogo estético de possibilidades ópticas com inspiração na Gestalt. Princípios de disposição dessas formas que as tornem “belas” e significativas em si mesmas.

Em contraposição a este último, Nunes diz que percebeu quais das possibilidades trazidas pelo Neoconcretismo brasileiro apontaram para uma nova relação entre as formas geométricas e a subjetividade do ser humano dando ênfase aos aspectos experimentais da prática artística, valorizando o conceito de expressão, contra o termo produção próprio aos concretos. "Cheguei assim, às formas geométricas simples, seriadas e sobrepostas e por meio das quais, encontrei resultados que não se restringiam ao racional, mas que se aproximavam da subjetividade humana, possibilitando inclusive uma maior interação entre obra e espectador”, diz.

Sobre Wertem Nunes

Especialista em Artes Visuais / Cultura e Criação pela Faculdade Senac-GO e bacharel em Publicidade e Propaganda com ênfase em cinema, pela Universidade Federal de Goiás. É promotor de audiovisual no Sesc-TO desde 2008, produzindo mostras e eventos de cinema para todas as unidades do SESC no estado do Tocantins. Roteirista e diretor de "Palhaços", exibido no 3º Festicine Goiânia. Co-roteirista e diretor do vídeo "Póstumo", vencedor na categoria universitário com o prêmio estímulo à produção no 2º Festicine Goiânia. “Póstumo” Ganhou também o 2º lugar na mostra Nacional de Vídeo Universitário de Mato Grosso. Trabalha no terceiro setor há 12 anos com o Instituto Tabokaçu, contemplado como Ponto de Cultura Federal pelo MINC. Foi coordenador de seleção e curador no Festival Chico 2010 e 2011.