Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A 1ª Semana Municipal de Políticas sobre Drogas  foi aberta na noite desta última terça-feira, 19, pelo prefeito Carlos Amastha, com a presença da primeira-dama Glô  Amashta  e de secretários municipais, na Escola Municipal Jorge Amado.

Com o tema “Acolher, cuidar e tratar”,  a 1ª Semana Municipal sobre  Drogas acontece de 18 a 27 de junho,  com uma programação  variada desde atividades educativas, palestras e ações religiosas, que serão realizadas em 44 escolas municipais e  que pretende alcançar cerca de 20 mil alunos.

O coordenador de Políticas sobre Drogas, Ricardo Ribeirinha, que há 21 anos milita nessa causa, destacou a parceria com o Governo Federal e a  responsabilidade de cada um no combate às drogas.  “A política de combate às drogas é de toda a sociedade. A dor maior que uma mãe pode ter é de ver seu filho perdido nas drogas”, enfatizou.

A primeira-dama, Glô Amastha,  ressaltou a importância de dar atenção à família do dependente químico. Segundo ela, o trabalho de recuperação envolve toda a família, principalmente, com o apoio psicológico. “Nós precisamos cuidar da família e não só do dependente químico.

A acadêmica do curso de Letras, Liliane Nascimento de Sousa, faz estágio em uma escola pública e já teve experiências com alunos dependentes. “É  muito interessante que essas ações sejam permanentes e que  tenha um alcance social na família também”, pontuou.

O prefeito Carlos Amastha comentou sobre como foi  cuidar dos filhos enquanto eram adolescentes. Para o prefeito os pais não podem facilitar, pois  o jovem se torna presa fácil para o mundo das drogas. “Nós não vamos abrir mão de trabalhar para que os jovens palmense não entre no mundo das drogas. Vamos criar uma cidade de oportunidades”, destacou.

O promotor de eventos,  Expedito Júnior, é  morador do bairro Taquari. Segundo ele, é comum ver adolescentes à noite consumindo droga em  vários pontos de ônibus. “É preciso fazer alguma coisa, pois os nossos jovens estão se perdendo nas drogas”, relatou.

Com o  tema  protagonismo juvenil, o coordenador de Políticas  Estratégicas, Hector Franco, ministrou uma palestra para o público presente. (Secom)