Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governador Siqueira Campos e o secretário dos Esportes e Lazer (SEL), deputado licenciado Eduardo Gomes, pretendem transformar a área do Palacinho num centro de esportes, lazer, recreação e ciência. A ideia foi levada nesta terça-feira, 18, ao reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Márcio Silveira, pelo secretário-executivo da SEL, Fernando Rezende.

O reitor sugeriu que se faça um concurso entre os alunos do curso de Arquitetura para escolher o melhor projeto de aproveitamento daquele espaço. Além de pista de Cooper, ciclismo e skate e área de recreação, o local poderá ter um museu de ciência e até um aquário, como sugeriu o Governador. A sugestão foi muito bem recebida pelo reitor da UFT, tendo em vista as raras e belas espécies de peixes da bacia Tocantins-Araguaia. “As pessoas fazem as caminhadas e levam as crianças para ver os peixes, sem contar a utilidade para a rede de ensino, nas pesquisas e aprendizado dos jovens”, lembrou o reitor. Já Fernando Rezende destacou que “diante das dificuldades que o Estado e o País estão enfrentando, o projeto tem de ser autossustentável”.

Para tanto, poderá ser feita permuta ou parceria, para que a iniciativa privada construa um hotel e um centro de convenções. Em contrapartida, os detentores do direito de exploração do hotel fariam obras e cuidariam da manutenção de toda a área e dos projetos que ali forem instalados pelo Estado. 

O terreno do Palacinho tem 600 mil metros quadrados e fica numa região nobre de Palmas. Além do museu com o acervo sobre a criação do Tocantins e o primeiro gabinete do Governador do Estado, lá fica a residência oficial, onde hoje está instalada a Secretaria da Agricultura e Pecuária. 

Presentes 

Participaram da reunião, além de Fernando Rezende e do reitor Márcio Silveira, o superintendente de Programas e Projetos Especiais da SEL, Fábio Ramos; a pró-reitora de Avaliação e Planejamento da UFT, Ana Lúcia Medeiros; o diretor de obras da UFT, João Batista Martins Teixeira, e a arquiteta, urbanista e professora Cláudia Maria Miranda Alencar. A meta do governador Siqueira Campos e do secretário Eduardo Gomes é lançar o projeto em 5 de outubro deste ano, prazo este já acertado com o grupo inicialmente formado pela SEL e UFT. (Ascom Secretaria de Esportes)