Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura


"Van Gogh, Antônio Conselheiro e a Grande Tempestade", é o tema de mais uma edição do Interlúdio Literário, que acontece nesta quinta-feira, 04, às 19h, no auditório da Unitins, em Palmas, e tem como palestrante o escritor e jornalista Carlos de Bayma. Em 2009, dentro da mesma programação, o jornalista já apresentou "O encontro de Zé Gomes e Exupéry”.

De acordo com o palestrante, o interesse pelo tema não é novo. Há algum tempo Bayma começou a escrever uma peça cujo pano de fundo é Canudos, ou melhor, ‘O Império do Belo Monte’, daí foi aprofundando na pesquisa, reunindo mais elementos para a composição da dramaturgia. “Ampliei a pesquisa, incluindo o Van Gogh, e agora resolvi partilhar um pouco desse aprendizado na programação do Interlúdio Literário, que é mais que propícia para essas iniciativas”, explicou.

A palestra será fundamentada sob o olhar poético do gênio libertário e escritor francês, Victor Hugo (1802-1885). E falar em Victor Hugo, segundo o palestrante, é imprescindível recorrer ao seu mais célebre tradutor em língua brasileira, Machado de Assis (1839-1904). A partir dessa e outras leituras, as vidas e personalidades do líder Antônio Vicente Maciel, O Conselheiro, (1830-1897) e do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) estabelecerão diálogos e contrapontos. É, por assim dizer, um pequeno passeio pelo século XIX.

Após a palestra, haverá um sarau com a participação de grandes nomes da música no Tocantins.

O palestrante

Carlos de Bayma é escritor, cantor e compositor. Tendo publicado três livros. Com vivência e experimentação nas artes cênicas, passou pela Cia Chama Viva de Teatro, como ator em um espetáculo e assistente de direção em outro. Recentemente protagonizou o filme O Som De Lá, do cineasta Caio Brettas e, no momento, trabalha na adaptação para o teatro do seu livro O Menino Incendiário, lançado em 2010.