Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Médicos que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) como oficiais de carreira podem se inscrever para o Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos (CAMAR) no período 10 de julho a 13 de agosto de 2013.

Ao todo, são 80 vagas destinadas a profissionais médicos, com especialização nas seguintes áreas: Anestesiologia (6), Anatomia Patológica (1), Cancerologia (1), Cirurgia Cardíaca (1), Cardiologia (1), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (1), Cirurgia Torácica (1), Cirurgia Geral (5), Clínica Médica (19), Cirurgia Vascular-Periférica (1), Dermatologia (1), Geriatria (1), Ginecologia e Obstetrícia (4), Mastologia (1), Medicina Intensiva (1), Medicina do Trabalho (2), Neurocirurgia (1), Oftamologia (2), Otorrinolaringologia (9), Ortopedia (5), Pediatria (3), Pneumologia (1), Psiquiatria (7), Radiologia (4) e Urologia (1). A relação de vagas por localidade está disponível no edital.

Para se inscrever, o candidato deve possuir Título de Especialista na área em que pretende concorrer, não poderá ter completado 36 anos até 31 de dezembro de 2013 e deve preencher outros pré-requisitos disponíveis no edital.

A seleção do concurso será composta por provas de português, conhecimentos especializados, prova prática-oral, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e de condicionamento físico. As provas escritas serão realizadas no dia 29 de setembro de 2013 nas cidades de Belém, Natal, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande, Canoas/Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Boa Vista, Manaus e Porto Velho.

Em caso de aprovação, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no CIAAR, em Belo Horizonte, com início previsto para 27 de janeiro de 2014, e duração de 17 semanas. Concluindo-o com aproveitamento, será nomeado Primeiro-Tenente e incluso no respectivo Quadro, sendo designado para servir em Organização Militar (OM) da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso. Durante a carreira na FAB, os médicos podem alcançar o posto de Major-Brigadeiro Médico. O edital e o formulário para inscrição encontram-se disponíveis no site  http://www.ciaar.com.br/concursos.html. A taxa é de R$ 120,00.