Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wilson Rodrigues Missa relembrou a chegada do Governador Siqueira Campos ao Norte de Goiás, hoje Tocantins. Missa relembrou a chegada do Governador Siqueira Campos ao Norte de Goiás, hoje Tocantins.

Os cinquenta anos da chegada do governador Siqueira Campos a Colinas do Tocantins, então norte de Goiás, foi relembrada nesta quarta-feira, 10, com uma missa em ação de graças celebrada pelo bispo da diocese de Miracema do Tocantins, Dom Philip Dickmans, em Colinas.  

"Quem semeia entre lágrimas recolhe a cantar" foi o salmo escolhido por monsenhor Rui Cavalcante, concelebrante e também homenageado, já que foi o primeiro pároco da cidade. O religioso justificou afirmando que Siqueira Campos enfrentou muitas dificuldades na vida, mas conseguiu vencê-las conquistando vitórias que vieram beneficiar milhares de pessoas, como a criação do Estado do Tocantins. 

Em sua homilia, Dom Philip Dickmans disse que Siqueira Campos "é um homem de fé, de idealismo, apaixonado pelo Tocantins. Um homem que não cansa de sonhar e de conquistar. Permanece simples, apesar de ter criado um Estado e ser governador por quatro mandatos, cumprimentando e reconhecendo as pessoas simples, especialmente os pioneiros do então norte de Goiás".  

Ao lhe ser franqueada a palavra, Siqueira Campos disse ter muito orgulho dos velhos companheiros dos tempos pioneiros e agradeceu a presença de alguns deles e de muitos de seus descendentes. Afirmando ter aprendido muito em Colinas, o governador se declarou grato aos pioneiros, que lhe receberam tão bem. "Aprendi", disse Siqueira, "que enquanto há vida tem que haver amor. E, se tem amor tem que haver trabalho voltado para todos, para o bem comum, relembrando uma das máximas de Cristo - amai-vos uns aos outros como eu vos amei". 

Relembrou passagens de sua vida pioneira no norte de Goiás, citando as dificuldades para se conseguir crédito na única agência bancária existente na região, em Carolina/MA, a ideia de criar uma cooperativa, que foi causa de sua prisão pelo Exército, e passagens com dois de seus velhos amigos ali presentes: Waldir Braga e monsenhor Rui Cavalcante. Revelou também uma curiosidade, que considera obra do destino: o dia em que chegou a Colinas, 10 de julho, é também, no calendário da igreja católica, o dia do Bem Aventurado Pacífico, nome de seu pai. 

O governador disse ainda que ficou feliz ao saber que o celebrante seria Dom Philip Dickmans, com quem mantém relação de amizade e respeito desde a fundação de Palmas. Ele justificou a ausência do filho, secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, que chegou a Colinas de Goiás junto com o governador e a família com apenas quatro anos de idade, o qual estava cumprindo agenda em Brasília e finalizou pedindo as bênçãos de Deus para o que o governo seja realmente voltado para o povo.  

A missa foi prestigiada por pioneiros e familiares que conviveram com o jovem empresário Siqueira Campos, autoridades estaduais e municipais e a população em geral. (ATN)