Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado Marcelo Lelis (PV) cobrou do Governo do Estado, durante discurso feito na Tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira, 3, a manutenção do núcleo de extensão da Escola Duque de Caxias, de Taquaruçu, hoje em funcionamento no Distrito de Buritirana. O núcleo conta com três salas de aula e atende cerca de 50 alunos que cursam o ensino médio. 

Lelis, que também apresentou um requerimento em regime de urgência na Casa solicitando ao Governo do Estado providências em relação ao caso, informou que a proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em retirar o núcleo de ensino do distrito, uma vez concretizada, trará muitos transtornos à comunidade.

“Os pais estão preocupados porque o Governo quer tirar a extensão da escola que há muitos anos existe no Distrito. Ele quer colocar os alunos em vans e trazer todos os dias à noite para estudarem em Taquaruçu, eu não acredito que o governo terá coragem de tomar uma atitude dessas, tem pais que devido aos riscos, informaram que irão tirar os filhos da escola. Também quero me reunir com o secretário Danilo para tratarmos desse assunto e aproveito para convidar os deputados que queiram nos ajudar na busca por solução desse problema a participarem dessa audiência com o secretário”, informou Lelis.

Morador reclama

Para seu José Santana Moraes Lima, morador do Distrito e pai de 11 filhos, a retirada do núcleo é inaceitável. “Dos meus 11 filhos, seis terminaram o ensino médio aqui nessa escola e nunca tivemos problemas em relação a isso, agora a Seduc quer transferir a escola para Taquaruçu, expondo os alunos a riscos durante a viagem, isso é inadmissível. Ainda tenho quatro filhos menores de idade que estudam aqui, toda a comunidade é contra essa transferência, pois aqui falta quase tudo e a única escola que oferece o ensino médio eles ainda querem tirar, a comunidade não pode passar por isso”, declarou.

Mais requerimentos

Também na sessão desta terça-feira, foram aprovados dois requerimentos de autoria do deputado Marcelo Lelis, sendo que um solicita a Secretaria de Estado da Saúde, a aquisição do sistema de dispositivo Intratubário para contracepção permanente na rede pública de saúde do Estado e outro a realização de audiências públicas para debater, com os órgão competentes, a proposta de mudança do curso da Rodovia BR-153 no trecho que cruza o perímetro urbano do município de Gurupi. (Assessoria de Imprensa)