Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após concluírem as 13 apresentações em Bogotá, na Colômbia, os integrantes do grupo junino tocantinense Cafundó do Brejo retornam para Palmas nesta segunda-feira, 16, com sentimento de dever cumprido, conforme descreve Cláudio Maranhão, presidente do grupo. As apresentações fazem parte do "Goal to Brasil", evento realizado pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) para promover o Brasil visando a Copa do Mundo de 2014.

Maranhão deixou transparecer sua satisfação ao comentar o sucesso da Cafundó no exterior. “Essa com certeza foi uma experiência ímpar; representar o Brasil levando uma cultura nova para os estrangeiros é muito gratificante. Hoje o movimento junino representa muito bem a cultura brasileira, e coincidentemente, acontece no mês da Copa do Mundo, o que será um atrativo a mais pra quem for acompanhar os jogos no Brasil”, ressaltou.

A colombiana Paula Giraldo que prestigiou uma das apresentações da Cafundó do Brejo atentamente disse estar encantada com a performance dos dançarinos. “É muita alegria e animação. Estou gostando muito do que estou vendo, antes só conhecia o Carnaval, mui lindo!”, frisou a jovem.

O grupo realizou uma apresentação restrita para operadores turísticos, jornalistas e autoridades locais colombianas no dia 11, e as demais foram abertas para o público em geral, gratuitamente no Shopping El Retiro, com três apresentações diárias do dia 12 ao dia 15.  A participação da Cafundó no Goal to Brasil foi parte da premiação de campeã do 21º Arraiá da Capital, realizado em julho deste ano. (Secom Palmas)