Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Integrando grupo de líderes mundiais, prefeitos, artistas e urbanistas, o prefeito  de Palmas, Carlos Amastha, participou na noite deste último domingo, 06, do jantar oferecido pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, inserido na programação do “CityLab: soluções urbanas para desafios globais”.

Entre os 30 prefeitos convidados para o evento, apenas dois são do Brasil, sendo de Palmas e de Curitiba, Gustavo Fruet. Para Amastha, é uma honra integrar o seleto grupo convidado. Ele ressaltou as perspectivas positivas para o evento. “Com muito orgulho representamos nossa pátria e a nossa amada Palmas. Estou otimista, pois aqui temos reunidos grandes nomes de diversas áreas do desenvolvimento das cidades e acredito que conheceremos novos projetos aplicáveis a nossa realidade”.

O prefeito ainda citou o discurso feito pelo anfitrião do evento, Michael Bloomberg. “Em poucas palavras, Bloomberg afirmou que Nova York não tem vergonha de copiar os bons exemplos e essa é a mesma premissa que adotamos em Palmas, estamos sempre abertos para replicar as melhores práticas para impulsionar o desenvolvimento local”.

Programação

Nesta segunda-feira, 07, acontece a abertura oficial do evento. A primeira rodada de discussões promove o debate de experiências exitosas de desenvolvimento econômico urbano, com a participação da vice-presidente da Fundação John S. e James L. Knight, Carol Coleta, além do prefeito de Nashvile (TN), Karl Dean, do vice-presidente e diretor do Programa de Política Metropolitana da Brookings Institution, Bruce Katzx e do vice-prefeito de Desenvolvimento Econômico de Nova York, Robert  K. Steel.

Ainda na manhã de hoje, será debatida a criação de cidades tecnológicas, com a participação do vice-presidente da Hitachi Consulting, Frank Priznar, do vice-reitor da Cornell NYC Tech Campus, Daniel Huttenlocher, do professor da National University of Ireland,  Rob Kitchin e da co-fundadora do Flickr, Hunch, Caterina Fake.

Finalizando as discussões da primeira parte  do evento, acontece a mesa redonda sobre desenvolvimento urbano, com o presidente do Escritório Executivo da Living Cities, Ben Hecht, com o presidente da PolicyLink, Judith Bell,  com a presidente do New York City Economic Development Corporation, Kyle Kimball, com o presidente e chefe de investimentos da EDENS, Jodie McLean e com o presidente da Jonathan Rose Companies, Jonathan F. P. Rose. (Secom Palmas)