Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A nona edição da Feira Krahô de sementes tradicionais será realizada entre os dias 14 e 18 deste mês, na sede da Associação União das Aldeias Krahô – Kapéy, localizada no interior da terra indígena, no município de Itacajá/TO.

O evento, realizado pela primeira vez no ano de 1997, tem por objetivo principal o intercâmbio de sementes tradicionais e práticas agrícolas e de manejo, de forma a promover a conservação e a diversificação dos cultivos dos povos envolvidos, contribuindo para sua soberania alimentar.

No Brasil, o povo Krahô foi pioneiro no resgate, na preservação e na difusão das sementes tradicionais indígenas. A iniciativa de procurar o Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa em 1994 foi motivada pela busca de algumas espécies de sementes de milho tradicionais, que a empresa conversava em câmaras frias desde a década de 1970. Nessa época, foram coletados materiais genéticos diversificados em diversas terras indígenas brasileiras. Desde então, os Krahô vêm cultivando não somente o milho, mas outras variedades de materiais tradicionais, como sementes diversificadas de feijão, fava, abóbora, inhame, batata-doce, amendoim e mandioca.

O principal resultado observado foi a recuperação de sua autonomia produtiva, uma vez que os indígenas, ao conservar e diversificar as sementes utilizadas em suas lavouras de subsistência, deixaram de solicitar a compra de sementes industriais em órgãos do governo.

As feiras de sementes foram pensadas como forma de disseminar mais rapidamente os materiais genéticos que haviam sido fornecidos pela Embrapa em pequenas quantidades pelo território Krahô e outras terras indígenas. A contribuição da experiência para a preservação da agrobiodiversidade garantiu a sua replicação em diversas terras indígenas do País.

Neste ano, deverão se reunir cerca de três mil indígenas durante a Feira, entre representantes das aldeias Krahô e de outras trinta etnias do Brasil e do exterior, além de pesquisadores, indigenistas, estudantes e autoridades.

Além de sementes tradicionais, durante os encontros os indígenas trocam entre si as mais variadas formas de experiência, sejam relacionadas às suas práticas agrícolas e estratégias de produção, sejam relacionadas a aspectos culturais – cantos, danças, comidas, pinturas corporais e artesanatos.

Nesta edição, serão organizados ainda espaços temáticos direcionados a discussões relativas às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento agroecológico sustentável, com a participação de representantes de órgãos governamentais, entidades não governamentais e lideranças indígenas.

O evento, realizado pela associação indígena Kapéy, a Rede Ipantuw, a Fundação Nacional do Índio e a EMBRAPA, conta ainda com o apoio de instituições federais, estaduais, municipais e não governamentais. São apoiadores da IX Feira Krahô de Sementes Tradicionais o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Ruraltins, o Senac, as prefeituras dos municípios de Itacajá e de Goiatins, a Articulação Nacional de Agroecologia e a Rede Cerrado. O evento conta com o patrocínio da Petrobrás.