Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os deputados estaduais que estiveram presentes na sessão desta quinta-feira, 17, travaram um debate político sobre o atual governo. O próprio líder do governo iniciou o assunto quando chegou a comparar a gestão do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) com a do governador Siqueira Campos ao falar sobre a realização do concurso do Quadro Geral.

Em seguida, o deputado da base do governo, Stalin Bucar disse que não há como comparar Marcelo e Siqueira. “Comparar a honestidade do governador com a do Marcelo Miranda é o fim da picada é a maior piada de mal gosto da história”, frisou citando que Marcelo tem várias ações contra ele na justiça.  “Comparar governo é uma coisa que não tem nem sentido. Vamos ver quem fez mais por esse Estado, quem construiu mais por esse Estado”, disse.

O petista José Roberto Forzani entrou no debate e não aliviou para o governador. “Acho que o Siqueira Campos é um desonesto, um trambiqueiro”, frisou ao citar a declaração de bens do governo na campanha em 2010 em torno de R$ 400 mil.  “Ele só pode ter laranja com bens no nome dele. Me disseram que só a casa dele vale mais que um R$ 1 milhão”, disse ao frisar que com tal manobra o governador estaria demonstrando que não tem caráter. “Duvido que tudo que ele já teve na vida foi só isso”, frisou.

Conforme o petista o fato dos secretários estarem indo prestar esclarecimentos na Assembleia quando são convidados ou convocados não é em razão da boa vontade do governo como afirmou a deputada da base, Solange Duailibe. “ Secretário vem aqui não é porque governo quer não, é por causa da relação de forças que temos atualmente na Assembleia que não tinha antes. É uma obrigação que venha porque se dependesse deles não vinham não”, frisou. Para o petista o governo é inoperante e incompetente. “Nunca fez nada”, disse.

Saco de Balinhas

O deputado da oposição Manoel Queiroz (PPS) criticou a articulação política do secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos no Bico do Papagaio, região que ele representa. “Sabe quando jogam balinhas para crianças para elas pegaram? É assim que o governo tá fazendo para ter aliados", comparou.

A comparação gerou resposta dos deputados do governo que representam o Bico, Iderval Silva e Amélio Cayres.  “Essa articulações respeitável do senador Eduardo está fazendo com que ele tenha hoje mais de 100 prefeitos inclusive prefeitos adversários que estão sendo beneficiados com obras. Essa é uma boa relação”, disse Cayres. Ele lembrou que na época que  Brito Miranda era secretário de Infra-Estrutura tinha que ficar aguardando e não conseguia levar nenhum benefício para a cidade. “Ele (Eduardo Siqueira) é tão articulador que articulou a presidência da Câmara de Palmas com o Sargento Aragão”, citou.

Em seguida Iderval citou vários programas e obras do governo no Bico e disparou: “É essa balinha que leva a gente a correr atrás”, frisou.

Números

O deputado Eli Borges (Pros) falou de várias obras dos governos anteriores do PMDB e propôs uma comparação matemática dos benefícios em várias áreas. “Quem fez mais de 20 mil casas populares? Quantas esse governo fez?”, disse. Ele frisou ainda que o Governo Mais Perto de Você fez quase 2 milhões de atendimentos. “Essa é a maior obra social de todos os tempos , realmente não dá pra fazer comparação”, disse.

A perder de vista

Com a discussão acalorada sobre preferências políticas o líder do governo aproveitou e fez uma provocação á oposição ao se lembrar do programa Governo Mais Perto de Você da gestão de Marcelo Miranda. “Vou ver se na Setas sobrou algum óculos para oferecer para oposição para ver o que o governo está fazendo”, disse.

Stalin X José Roberto

Coube ainda na discussão um embate mais direto entre os deputados Stalin e José Roberto. “Única pessoa que não podia criticar esse governo é Vossa Excelência porque mamou que escambichou”, disse. Em seguida o deputado petista negou ter recebido benefícios em razão de posicionamento político com relação ao atual governo.

Stalin relembrou ainda a eleição da mesa diretora da Casa de Leis em 2011 onde insinuou que José Roberto não votou na candidata do partido na época, Solange Duailibe e disse inclusive que o PT importa tipos da pior espécie de outros estados e nesse sentido citou o secretário de Palmas, Nicolau Esteves.

Amália Santana do PT fez uma defesa com relação ao colega de partido . “Uma pessoa de uma pior espécie não vem de origem humilde como ele e faz um trabalho de credibilidade hoje aqui no Estado”, disse. Ela frisou ainda que o secretário é uma pessoa competente, um grande líder do PT e que tem trabalho prestado no Estado.