Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Nacional de Secretários (Consed) e secretário de Estado de Educação e Cultura (Seduc) de Educação, professor Danilo de Melo Souza, representa o Estado do Tocantins na audiência pública sobre Financiamento da Educação. A audiência acontece na tarde desta quarta-feira (23/10), no Senado, em Brasília. 

Especialista em financiamento educacional, o secretário Danilo de Melo, contribuirá com o debate que discutirá importantes demandas para a educação no Brasil, como o volume de recursos necessários para elevar a qualidade da educação brasileira ao nível dos melhores sistemas existentes no mundo, as possíveis fontes de recursos para seu financiamento e a melhor maneira de aplica-los. 

Além de secretário de Estado, o professor também preside o Consed e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “É uma grande oportunidade para a Educação do Brasil a promoção do debate, pelo parlamento nacional, acerca do seu financiamento. Esperamos poder contribuir com nossas experiências, em tão relevante plenária, para que possamos encontrar soluções e políticas que tornem a educação no Brasil ainda mais séria e comprometida”, disse.

Audiência pública

Na última quarta-feira (16), foi aprovado o plano de trabalho proposto pelo relator da comissão, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o debate das soluções para o financiamento da educação no Brasil.

Entre os convidados estão: Fernando Veloso, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV); José Marcelino de Rezende Pinto, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca); Maria Nilene Badeca da Costa, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, professor Danilo de Melo; e Antônio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú. (Ascom Seduc)