Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Procon Tocantins desenvolve nesta quarta-feira, 29, a primeira ação do Projeto Educação, Consumo e Responsabilidade Socioambiental – Procon Mirim direcionado aos alunos das escolas públicas municipais, com a intenção de conscientizá-los para o consumo consciente e cidadão, propondo que haja o entrosamento da instituição de ensino neste processo, visando levar o educando a participar e compartilhar suas opiniões, indo além da observação de fatos, situações e fenômenos.

Como resultado do Projeto, espera-se alcançar que o público alvo tenha consciência crítica, para distinguir necessidade e desejo, exigir qualidade e comparar preços. Saiba agir de forma consciente e segura. Tenha responsabilidade social, aja de forma consciente e equilibrada, lembrando as consequências das ações junto a outros grupos sociais, particularmente os menos favorecidos. Tenha responsabilidade ecológica, consciência do efeito que suas ações podem causar no meio ambiente e no desgaste dos recursos naturais. E tenha solidariedade, promovendo ações conjuntas de grupos de cidadãos.

O Projeto é estruturado nos níveis infantil e fundamental, compreendendo a educação infantil uma grade abordando Educação para o Consumo: Sugestão de Programação Básica, Programação de Temas, Bens Básicos, Compra de Produtos e Publicidade. Já o fundamental, abordará Compra de Produtos /Bens, Compra de Produtos, Publicidade e Meio ambiente. O Projeto conta com jogos, ações dinâmicas e diferenciadas para envolver melhor as crianças e adolescentes.

Para o diretor Geral do Procon Tocantins, Dulcélio Stival, “o Projeto tem também como proposta, incorporar papéis sociais para implementação da aprendizagem e levar a criança e o adolescente à tomada de consciência em relação aos seus próprios atos, a fim de ampliar seu pensamento para compreender diferentes pontos de vista além do seu. Sendo de suma relevância para a efetiva implementação da política pública de educação para o consumo no Estado do Tocantins”.

Nesta quarta-feira, 29, o Procon contará com o apoio do Sesc para realizar a primeira edição do Projeto na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, a partir das 15h.