Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O deputado federal Osvaldo Reis (PMDB/TO) anunciou que o Ministério da Saúde, através da portaria 2.760 de 19/11/2013, autorizou o repasse de R$ 1.075.283,67 para o governo do Tocantins, além de valores individuais para cada município do Estado. O recurso será liberado em parcela única, aos Fundos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal.

Em 2013, o Brasil já conseguiu reduzir em 30% o número de mortes por dengue e tem, hoje, um dos menores índices de mortalidade pela doença nas Américas, com 0,03 óbitos para cada 100 notificações.

Segundo Osvaldo Reis os recursos deverão ser usados na prevenção, qualificação e combate ao mosquito. “Os ovos dos mosquitos podem sobreviver até um ano em ambiente seco e esperam a estação seguinte para formar larvas e multiplicar os mosquitos”, frisou o deputado. Reis lembrou ainda da importância do recurso para os pequenos municípios que não possuem receita para investir na prevenção da doença.

Para especialistas a melhor forma de prevenir é combater o mosquito transmissor retirando possíveis criadores como pneus em áreas abertas, que podem reter água da chuva; colocando areia ao invés de água nos pratinhos de plantas; limpando sempre vasos sanitários pouco usados, vasilhames de água de animais domésticos, caixas de água e piscinas. 

Integra da Portaria: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=45&data=20/11/2013

Lista com valores para cada município: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=20/11/2013&jornal=1&pagina=62&totalArquivos=168