Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A exposição Passado³, de Elpídio de Paula e Karoline Ribeiro, tem uma proposta diferente: para colorir os cubos da praça externa do Sesc Palmas, os artistas usarão os próprios corpos. Com vernissage no dia 12 de dezembro, às 18h30, a mostra segue até o dia 13 de fevereiro.

Com base nos estudos de Antropometria de Yves Klein, a exposição será composta por uma mistura de performance e pinturas. Os performers, com roupas brancas, vão utilizar as cores primárias (amarelo, azul e vermelho) para marcar os cubos com pés, mãos e outras partes do corpo. 

A construção da obra será realizada antes da exposição e todo o processo de montagem será gravado e fotografado. “Por isso a mostra recebe o nome de Passado ao Cubo, porque o registro remete a ideia de passado em relação ao tempo. Além desse conceito o “passado” será literal, por que os artistas se propõem a deixarem-se passar pelos cubos na construção da obra que se realiza por meio de seus corpos”, explica Elpídio de Paula.

Além da ocupação dos cubos, os artistas utilizarão os muros e a árvore (Pequizeiro) da praça com registros da ação performática, como uma lembrança do que aconteceu. “Nesse sentido, a obra Passado³ não deve ser visto somente como uma pintura que se apresenta ao público, mas também um registro da performance que ali se desenvolveu na superfície dos sólidos”, comenta o promotor de cultura em arte, Vone Petson.

A exposição Passado³ faz parte do Projeto Arte ao Cubo, um espaço permanente para exposições ao ar livre – uma galeria a céu aberto - e aborda os diversos tipos de linguagens plásticas (grafite tradicional, estêncil grafite, sticker art, Wheatpaste e arte do cartaz de rua, projeção de vídeo, intervenções de arte, flash mobbing e instalações de rua) na cidade de Palmas. A abertura será realizada no dia 12 de dezembro, às 18h30. A exposição encerra no dia 13 de fevereiro de 2014.