Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação
  • A banda D´Vinil também fará apresentação cultural durante a Reitoria Itinerante

Espetáculo teatral, stand-up e shows musicais animam a noite cultural alusiva aos 10 anos de implantação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nesta quarta-feira, 11, durante a programação da Reitoria Itinerante no Câmpus de Palmas. A semana tem ainda, na parte cultural, oficina de dança e expressão corporal. Confira a programação completa da Reitoria Itinerante aqui.

A noite de quarta começa no auditório Cuica às 19h com o show de comédia do humorista Hitalon Bastos. Logo após, às 19h30, o espetáculo teatral "Einstein", do Grupo Arte e Ciência no Palco promete diversão e conhecimento para espectadores de qualquer idade. 

Baseada na vida do famoso gênio e cientista Albert Einstein, a peça busca despertar a consciência sobre as mudanças e estimular o pensamento criativo com texto acessível e algumas doses de humor. A vida e as várias facetas da personalidade de Einstein são retratadas no espetáculo, que aborda temas como a ética e a relação entre a ciência e o poder. Vencedor do prêmio Mambembe da Funarte em 1998, o espetáculo que está há 12 anos em cartaz e já foi visto em mais de 350 cidades brasileiras promete surpreender o público nesta apresentação inédita em Palmas.

A programação segue em palco externo com a banda D'Vinil e o grupo de forró Trio Baú, a partir das 21h30. A D'Vinil, de Porto Nacional, se apresenta com repertório cover de pop rock nacional. A banda é formada por um grupo de amigos, artistas, professores, com formação em áreas diversas como Letras, História, Geografia e Biologia.

Já o Trio Baú leva ao público músicas de grandes nomes do forró pé de serra, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de canções autorais. O grupo, que esteve nas Reitorias Itinerantes de Miracema do Tocantins, Arraias e Tocantinópolis, faz sua segunda apresentação no Câmpus de Palmas. Segundo Rubão Alves, um dos integrantes do Trio Baú e servidor da UFT, neste show o trio vai contar com a presença de músicos convidados na bateria, na percussão e no contrabaixo.

Oficina

Além dos shows de comédia, teatro e música, a programação cultural da Reitoria Itinerante em Palmas inclui a oficina "A Expressão Corporal no Contexto Educacional", com o tema "O Corpo Dançante". A atividade pauta a promoção de processos de criação coreográfica com base na consciência corporal utilizando a expressão corporal e a dança educativa de Rudolf Von Laban. 

A oficina acontece na quinta-feira (12) e será dividida na parte teórica, das 10h às 12h, e na parte prática, das 15h às 18h. Ela é ofertada pela Cia. Contagius de Dança. As inscrições para esta atividade podem ser feitas até terça-feira pelo e-mail cultura@uft.edu.br. O público-alvo é formado, preferencialmente, por alunos do curso de Arte/Teatro e/ou alunos e servidores já iniciados em dança. (Dicom UFT)