Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Uma simples conversa com Anunciato de Souza Rodrigues Filho (Anunciatinho, como é conhecido), de 40 anos, impressiona! A voz do morador da cidade de Monte do Carmo, que fica a 100 km da Capital, é muito semelhante a do cantor Leonardo. O artista, que emocionou a plateia e jurados do Domingão e garantiu vaga na final do quadro Os Imitadores, tem uma história bem parecida com o ídolo Leonardo.

Anunciato natural da cidade de Monte do Carmo, onde mora atualmente é filho de família humilde e já foi lavrador, garimpeiro e também trabalhou na empresa de Saneamento do Tocantins (Saneatins). Atualmente, se apresenta cantando os sucessos de Leonardo.

Quando criança, o gosto pela música era notado por todos da família, ele conta: "Minha mãe dizia que não sabia o que iria fazer para me criar, pois eu gostava muito de cantar". Anunciato explica que na adolescência a timidez o atrapalhou, mas com o sucesso da dupla sertaneja Leandro e Leonardo as coisas mudaram na vida dele. "Todos começaram a falar que tinha a voz muito parecida com a do Léo, a partir daí passaram a me convidar para cantar". “No início foi mais dificil, eu não tinha violão, não tinha nada” Em 1998, comecei a levar mais a sério e aí as minhas participações começaram a aumentar. “O pessoal gosta, aplaude”. Anunciato entrega quais são as músicas mais pedidas: "Um sonhador", "Talismã" e "Não aprendi dizer adeus".

E não é apenas na voz que Anunciato é parecido com Leonardo. Ele afirma que o gosto pelas coisas da terra e o bom humor são outras semelhanças que têm com o cantor: "Procuro ser um cara bem humilde, tranquilo e muito alegre", garante. O Imitador ainda declara ter um grande sonho: "Já fui a um show do Leonardo. Isso já tem três anos, mas não tive a oportunidade de falar com ele. Admiro o trabalho dele e sonho em um dia conversar com ele".

Anunciato Rodrigues é casado com Maria da Conceição Rodrigues da Silva (Seiça) e pai de quatro filhos: Rangel, de 13 anos, Riany de 12, além de Thayane e Lisnar, ambas com 17. Apesar das dificuldades, ele percebe que os caçulas sonham com a carreira musical: "Eu vejo que eles gostam muito de cantar e o que eu puder fazer por eles, eu farei. Pretendo matricular os dois em uma escola de música, quem sabe!"

A assessoria da Prefeitura de Monte do Carmo informou que já está providenciando telões para instalar na cidade para a comunidade assistir a grande final que será no próximo domingo 22 de dezembro de 2013.